Guia de Bichos
Iguana verde / Iguana comum - undefined

Iguana verde / Iguana comum

  • Nome no Brasil: Iguana verde / Iguana comum
  • País de origem: América Central e do Sul

Tudo sobre Iguana verde / Iguana comum

Descrição

O Iguana é um lagarto de grande porte, com estrutura robusta e membros desenvolvidos. As patas possuem dedos compridos e fortes. Possuem uma escama grande, como uma pele solta, embaixo do pescoço e uma crista que vai da cabeça a até a ponta da cauda. A coloração é verde intensa em animais jovens, mas tende a escurecer conforme envelhece, atingindo uma coloração marrom. Sua cauda é responsável por cerca de dois terços do seu tamanho total.
Expectativa de vida: 15 anos
Comprimento: cerca de 1,8 m
Peso: 4 a 8 Kg

Características

Esses répteis são facilmente criados em cativeiro devido ao seu temperamento dócil e tranquilo. São animais pacíficos e bem intencionados, o que torna o convívio com humanos algo prazeroso. Com outros da mesma espécie tendem a ser territorialistas, logo o convívio em bando não é recomendado. Se há a intenção de acasalamento, a fêmea dever ser apresentada ao macho somente na época de reprodução.

Cuidados básico

Como todos os répteis, exigem cuidados no quesito temperatura, alimentação e espaço. É importante que o animal fique exposto ao sol ou a iluminação artificial para receber raios UV diariamente. Répteis Possuem o sangue frio e sem o calor exterior não sobrevivem e nem sequer fazem a digestão dos alimentos. A temperatura ideal em seu ambiente varia de 23 a 30º C e a umidade de 70 a 80 %. Pedras e troncos artificiais aquecidos ajudam a manter essa temperatura.

Alimentação

Em cativeiro podem consumir, além da ração especial para répteis, legumes e verduras. Esses animais não podem consumir nada que contenha açúcar, a não ser da própria fruta. A ingestão de proteína animal também não é recomendada. Por ser um animal exótico, as informações disponíveis podem ser muito divergentes, por isso é sempre bom consultar um veterinário especializado e de sua confiança para não colocar a vida do seu animal em risco.

Espaço para criação

Como todos os répteis, Iguanas precisam de espaços bem adaptados para as suas necessidades. Temperatura, umidade e iluminação devem ser cuidadosamente pensadas. Como é um animal grande, o terrário deve ser amplo o suficiente para permitir que o Iguana se movimente. Uma boa decoração com plantas e troncos irá reproduzir ao máximo o habitat natural. Iguanas gostam de subir em árvore, logo o terrário deve ser bem alto para evitar que o animal escape, se essa não for a intenção do dono.

Custo de manutenção

Ração para répteis (800g) - R$ 80,00 a R$ 107,00
Conheça outros animais exóticos