Como saber se o seu porquinho-da-índia está feliz

Os porquinhos-da-índia são roedores simpáticos e muito populares entre quem não têm muito espaço para cães e gatos, ou apenas quer um pet “menos convencional”. Eles são inteligentes, divertidos e criam um forte vínculo com seus tutores. Muito expressivos, é simples identificar quando eles estão felizes.

Correm e pulam feito pipoca

Um comportamento curioso desses pets é conhecido como “pipocar”. Quando eles estão felizes e com uma atitude brincalhona, eles tendem a correr fazendo mudanças bruscas de direção e dando pequenos saltos. É comum acontecer quando podem sair da gaiola e explorar o ambiente.

São interativos

Para eles, os humanos são gigantes e ficarem tranquilos, conseguirem dormir ou descansar mesmo com o tutor por perto, além de aceitar comida da mão e procurar o tutor por conta própria para brincar é um sinal que ele confia e se sente à vontade. Para isso, é preciso respeitar o tempo do pet e não o sobrecarregar, pegando muitas vezes na mão ou o intimidando de alguma forma.

PxHere

Lambidas ou mordiscadas leves na sua mão

Como uma forma de carinho e de chamar a atenção do tutor para interagir com eles, os porquinhos-da-índia podem lamber suavemente ou dar pequenas mordidinhas indolores na mão do tutor. Contudo, se essas mordidinhas forem doloridas, ele pode estar desconfortável ou com medo. É recomendado procurar um veterinário para certificar que o pet não está sentindo alguma dor.

Gostam de companhia

Na natureza, eles são muito sociáveis e vivem em grupos. Em ambiente doméstico é recomendado que se tenha mais do que um para que eles não se sintam sozinhos e tenham maior qualidade de vida. Mas para isso é preciso que os pets tenham seu próprio espaço e acessórios, e que sejam apresentados da maneira correta, gradualmente, para que se acostumem com o novo indivíduo.

Se mantém ativo e em boa forma

Esses pets são muito ativos, principalmente durante o dia. Eles ficam correndo de um lado para o outro, brincando com seus brinquedos e explorando. É importante que não se deixe o pet trancado na gaiola o dia inteiro e que ele possa andar livremente para interagir e explorar o ambiente. Sempre remova qualquer objeto que possa causar acidentes.

Dan Barrett/Pixabay

Descansam com tranquilidade

Assim como ficam bem ativos em parte do dia, eles precisam descansar. Eles tiram pequenas sonecas durante o dia, mas o sono profundo vem durante a noite. Eles precisam de um local com privacidade e segurança, como uma toca, para que possam descansar tranquilamente e repor as energias.

Emite sons de felicidade

Esses animais emitem uma variedade de sons e é fácil identificar quando estão animados. Pequenos chiados agudos e repetitivos indicam que o pet está relaxado ou quer interagir com o tutor. Outro som que pode lembrar uma goteira, conhecido como "chutting", que indica que o pet está confortável e feliz.

Leslie Soto/Unsplash

Barriguinha cheia

Nada melhor para ter um pet feliz e saudável do que uma alimentação saudável e variada, água fresca sempre disponível e a atenção do tutor. Sempre reserve um tempo do dia para dar interagir com o seu bichinho, com brincadeiras e até ensinando truques. Mas sempre respeitando o tempo e espaço do pet.

shutterstock

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.