Sangue frio: répteis e anfíbios são ótimos pets, veja como cuidar

Répteis e anfíbios dividem opiniões

Enquanto algumas pessoas têm medo, outras simplesmente amam e sonham em ter um como pet. Mas apenas querer não basta, já que esses animais têm necessidades bem específicas e é preciso estar pronto para atende-las.

Animais de sangue frio

Répteis e anfíbios são animais de sangue frio e têm metabolismo lento. Entre os mais comuns, que se pode ter em casa, são: os répteis iguanas, jabutis, cágados e cobras. E, na parte dos anfíbios, o sapo albino é o mais popular.

Marcus Dietachmair/Unplash

O que fazer para ter um?

Para ter um desses animais é necessário seguir todo um procedimento, nada de capturar um animal selvagem da natureza. Para isso se deve procurar por um criadouro responsável e credenciado pelo Ibama, que fornecerá nota fiscal com todos os dados legais do animal no momento da compra.

Manuel Manteiga/Pixabay

Espaço e cuidados

É comum vermos que animais desse tipo demandam menos tempo e cuidados que um pet comum, como um cão, mas não é bem assim. Cada um tem que ter um cuidado especial, que demanda muita pesquisa, tempo e organização.

Pixabay

Um habitat para cada espécie

Os cuidados com o terrário vão variar de acordo com cada espécie. Por exemplo, o pet é um réptil desértico? Aquático? De Mata Atlântica? Deve-se sempre saber qual a espécie em questão para preparar o terrário, entretanto, higiene é imprescindível independentemente do animal.

KoolShooters/Pexels

O melhor clima

Além do espaço físico, é preciso saber se o pet tem necessidades especiais em relação à iluminação, temperatura, umidade, circulação de ar e acessórios. Outro ponto a se considerar é que o animal pode crescer e atingir vários metros, logo, é necessário um grande espaço para que ele possa ter uma vida saudável.

Aron Visuals/Unplash

Alimentação e comportamento

Assim como no espaço, a alimentação varia de acordo com cada espécie. Temos animais que são herbívoros, onívoros e os carnívoros. Já em relação ao comportamento, esses animais costumam ser mais tranquilos devido ao metabolismo lento, comparado aos outros, como as aves que são mais agitadas.

Consultas ao veterinário

A consulta ao veterinário é indicada sempre semestralmente a fim de identificar e prevenir qualquer patologia, ou quando apresentarem quaisquer alterações comportamentais.

Timothy Dykes/Unsplash

Podem te acompanhar por anos

A expectativa de vida varia de espécie para espécie, mas répteis e anfíbios criados em cativeiro podem ter vidas longas, podendo chegar até aos 80 anos, como tartarugas e cágados, lagartos podem viver até 10 anos e sapos até 20.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!