10 curiosidades incríveis sobre os golfinhos

Os golfinhos são animais incríveis e que derretem o coração de qualquer pessoa, especialmente aquelas que já tiveram a oportunidade de vê-los durante um passeio pelos mares. Esses animais, além da beleza e inteligência, podem surpreender de muitas formas!

Eles ficam com a mãe por um longo tempo

Ao contrário do que acontece com a maior parte dos animais na natureza, o golfinho costuma acompanhar seus filhotes por um longo período que pode variar de 3 a até 8 anos.

Jonas Von Werne/pexels

Eles têm dois estômagos

Um é usado para armazenar alimentos e o outro para digestão. Essa constituição fisiológica pode ser explicada pelo fato de eles não mastigarem a comida, a engolindo inteira. Os dentes são usados apenas para pegar suas presas, que são, na maior parte das vezes, pequenos peixes e moluscos.

São exímios mergulhadores e nadadores

Apesar de serem muito vistos na superfície, esses mamíferos têm a capacidade de chegar a até 300 metros de profundidade. Além disso, podem nadar em uma velocidade de 4 a 11 km/h. Alguns excedem esse limite e chegam a alcançar uma impressionante velocidade de 30 km/h.

Podem viver até 60 anos

A carinha de bebê vai estar sempre presente, mesmo se esse animal estiver com mais de 30 anos de idade. Na natureza costuma viver em média 17 anos, em cativeiro esse tempo pode aumentar. A expectativa de vida do Golfinho-riscado é de até 60 anos.

Existem 37 espécies conhecidas

Os diferentes tipos estão espalhados pelo mundo e alguns deles podem até viver em água doce. A espécie mais comum e conhecida por todos é a Delphinus delphis. O que poucos sabem é que as Orcas fazem parte da família dos golfinhos. Elas representam a maior espécie, podendo alcançar um comprimento de 9 metros.

Ajudam animais feridos e são muito amigáveis

Você já deve ter ouvido alguma história heroica de golfinhos, parece cena de filme, mas não é. Esse mamífero tem o instinto de ajudar quem precisa, principalmente quando o doente ou ferido faz parte do mesmo grupo. Eles adoram brincar e são amigáveis até com os seres humanos.

São extremamente inteligentes

Eles não são apenas as criaturas mais amigáveis ou atenciosas, são também as mais inteligentes. Alguns testes científicos fizeram com que eles afirmassem que esse é o segundo animal na escala de inteligência. Os golfinhos conseguem se dar nomes, desenvolvem os próprios assobios e se reconhecem por meio desses sons.

Ecolocalização

A visão desse animal não é nada extraordinária, ao contrário do seu senso de localização. Essa característica é proporcionada pelos sacos aéreos localizados na parte superior da cabeça do animal. Eles produzem sons de alta frequência ou ultrassônicos que funcionam como uma espécie de sonar e trazem a informação do que está no ambiente a frente deles.

Dormem com apenas metade do cérebro

A frase “dormir com um olho aberto e o outro fechado” cabe bem aos golfinhos. Quando estão dormindo, uma parte do cérebro permanece alerta e acordada. Isso os mantém protegidos de predadores e permite que eles respirem enquanto dormem – lembrando que são animais mamíferos e precisam de ar.

Alta capacidade de cura

Os golfinhos têm a pele muito delicada, o que faz com que eles se machuquem facilmente. Qualquer toque em uma superfície mais dura já causa um corte superficial. Porém, a cicatrização deles é extremamente rápida, o que faz com que eles estejam curados em um curto espaço de tempo.

Não dá para ter um golfinho, mas você pode ter um peixe

Confira dicas para montar o seu aquário no link!

O Cana do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!