14 curiosidades sobre patos

Todos nós estamos familiarizados com os patos, mas é muito provável que você não conheça todos os 14 fatos muito curiosos que foram separados sobre essas aves.

Família

Todos os tipos de patos fazem parte da família de pássaros Anatidae, que também inclui gansos e cisnes. Existem diferentes espécies de patos que se encontram espalhadas pelo mundo, com exceção da Antártica. Algumas espécies, como o Pato-real, se encontram no mundo inteiro, enquanto outras se encontram em áreas mais restritas.

Penas

Todos os patos têm penas que são resistentes à água como o resultado de uma estrutura muito complexa e uma camada de cera que se espalha por cada pena do corpo do animal. As penas de um pato são tão resistentes que até quando o pato nada submerso, a camada mais profunda das penas bem próximas da pele continuarão completamente secas.

Sem perda de tempo

Os patos são precoces, o que quer dizer que os filhotes já são capazes de andar e deixar o ninho algumas horas depois de terem chocado dos ovos. Isso ajuda a proteger os pequenos patos de predadores, já que eles não precisam ficar vulneráveis no ninho por muito tempo.

No lugar certo

Uma pata irá levar os filhotes para andar bastante depois deles terem chocado dos ovos para encontrar uma fonte de água boa para nadar e se alimentar. Assim que as penas do filhote de pato estão secas depois de ter chocado do ovo, ele será capaz de nadar. Não é difícil ver pequenos patinhos nadando atrás de suas mães.

Proteção

Os patos machos têm uma plumagem parecida com a das fêmeas, eles usam depois da estação de reprodução por mais ou menos um mês até que as suas novas penas cresçam. Durante aquele mês, eles estão completamente vulneráveis aos seus predadores. Nesse tempo, muitos patos machos ficam em áreas remotas e isoladas ou se juntam para protegerem uns aos outros.

Amor livre

A maior parte das espécies de patos são monogâmicas durante uma estação de reprodução, mas os patos normalmente não se juntam para a vida toda. Ao invés disso, eles irão procurar por novos parceiros todos os anos, escolhendo o mais saudável, o mais forte e o melhor par que poderá ajudá-los a passar os seus genes para uma nova geração de patos.

Mães fazem de tudo pelos filhos

Quando está construindo um ninho, uma pata irá enchê-lo com macias penas que ela puxa do próprio peito. Isso dá aos ovos o melhor acolchoado possível e os isola, além de expor a pele da pata para que ela consiga manter os ovos quentes com mais eficiência. Outros materiais comuns dos ninhos dos patos incluem grama, lama, galhos, folhas e outros materiais do tipo.

Sem ser muito exigente

Os patos são onívoros, e comedores oportunistas irão comer grama, plantas aquáticas, insetos, sementes, frutas, peixes, crustáceos e outros tipos de comida. Alguns patos são mais especializados em suas necessidades quando o assunto é a dieta, mas a maior parte dos patos pode se adaptar bem a diferentes fontes de alimentos. Isso ajuda a garantir que eles sempre terão comida adequada para comer.

O bico

O bico de um pato é especializado em ajudá-lo a se forrar com lama e retirar comida da água. A ponta do bico é mais dura e ajuda com o forramento, e as lamelas, estruturas que se encontram nos lados do bico, retiram pequenos insetos e crustáceos da água.

Quack?

Muitos patos machos são silenciosos e, na verdade, poucos patos realmente fazem o som de "quack". Ao invés disso, sua comunicação pode incluir diferentes tipos de sons. As fêmeas também podem fazer uma vasta gama de diferentes barulhos e elas são normalmente mais vocais do que os patos machos.

Quack quack quack...

É um mito que o barulho de "quack" feito por um pato não ecoa. Isso foi conclusivamente provado por diferentes testes acústicos, e já foi até tema de programas de televisão que se propõem a verificar se alguns mitos são reais. Se você ouvir um dos raros "quacks" que um pato produz, ele irá sim ecoar.

De estimação

Os patos têm sido domesticados como animais de estimação e de fazenda por mais de 500 anos, e todos os patos domésticos são descendentes ou do Pato-real ou do Pato-selvagem. Os Patos-reais, especialmente, são fáceis de reproduzir com outros tipos de patos.

Quarenta

É o número aproximado de raças de patos domésticas que existem hoje. O todo branco Pato-de-Pequim é a variedade mais comum, criada por seus ovos e carne, especialmente em grandes fazendas comerciais. Organizações menores ou fazendeiros individuais normalmente tentam raças de pato diferentes dependendo de suas necessidades e gostos.

Na ficção

Por conta de nossa familiaridade com esses animais e sua natureza cômica, os patos são normalmente mostrados no mundo da ficção. Os dois patos mais famosos são o Pato Donald da Disney, que nasceu em 1934, e o Patolino dos Looney Tunes, que nasceu em 1937, dois personagens que são muito queridos pelo público mesmo depois de muitos anos de sua criação.