Já pensou em ter um furão de estimação?

Mais conhecidos como furões, os ferrets são mamíferos domesticados em vários países. São muito curiosos e cheios de energia. No Brasil todo furão doméstico é importado, pois para serem vendidos no país, eles precisam vir de um criador autorizado nos Estados Unidos.

Eles não são roedores

Ao contrário do que muitos pensam, eles pertencem a familia dos Mustelídeos, mamíferos de alimentação carnívora.

Alto custo de vida

Eles se alimentam de rações específicas e necessitam de vacinas e cuidados veterinários especiais. Portanto, se você quer ter um, veja se tem condições que arcar com esses gastos.

Precisam de bastante atenção

Pelo menos uma hora por dia é extremamente importante retirá-lo da gaiola e interagir, com carinhos e brincadeiras. Caso contrário ele poderá ficar triste e pouco sociável.

Precisam passear

Como estes animais são cheios de energia, é necessário que utilizem coleiras específicas e saiam para passear sempre.

Fora da gaiola apenas com supervisão

Os furões são bichinhos muito curiosos, então recomenda-se só retira-los da gaiola com supervisão. Caso contrário eles podem acabar entrando em lugares perigosos.

Predisposição a doenças genéticas

Por serem reproduzidos por meio de seleção artificial, possuem maiores chances de desenvolverem doenças hereditárias, como o câncer. Por isso, são necessárias consultas regulares com veterinários de animais silvestres.

Ambiente sempre higienizado

Para evitar o mau cheiro, mantenha sempre seu local limpo e higienizado. Os banhos devem ser dados apenas uma vez por mês, para não afetar a camada protetora da pele. A castração também é uma ótima alternativa, já que o odor deles também é liberado para atração sexual.

Eles são carnívoros

Na natureza esses pequenos animais se alimentam de pequenos vertebrados e invertebrados, além de ovos e frutos. Porém, os animais domésticos devem ser alimentados apenas com ração apropriada.

Eles adoram água

Os furões costumam lavar seu focinho e orelhas com frequência e se divertem bastante com potes cheios de água. Portanto, dar o banho mensal não será problema.