Ornitorrinco e 9 curiosidades

O ornitorrinco é um dos mais distintos habitantes de nosso planeta. Veja algumas curiosidades sobre essa criatura bastante peculiar.

Sem estômago

Assim como um quarto dos peixes, os ornitorrincos possuem um esôfago que se conecta diretamente aos seus intestinos. Com a evolução, esses animais não perderam somente o estômago físico, mas também os genes requeridos para produzir um.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Seu bico o dá um sexto sentido

O bico de um ornitorrinco é composto de milhares de células que conseguem detectar os campos elétricos gerados por todos os seres vivos. Ele é tão sensível que o ornitorrinco pode caçar com os seus olhos, orelhas e nariz todos fechados, confiando inteiramente em seu bico.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Eles já foram gigantes

Em 2013, baseado na descoberta de um único dente, pesquisadores identificaram um ornitorrinco pré-histórico que tinha o dobro do tamanho do animal que conhecemos.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Amamentam sem mamilos

Apesar dos ornitorrincos nascerem de ovos, seus bebês se alimentam de leite materno assim como os mamíferos. As fêmeas, entretanto, não possuem mamilos. O leite sai por dutos de glândulas mamárias em seus abdômens e os bebês bebem o leite sugando do pelo da mãe.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Possuem esporões venenosos

Ornitorrincos são uns dos poucos mamíferos venenosos - uma de suas características mais reptilianas. Diferente das cobras, o veneno do ornitorrinco está em seus dentes. Os machos possuem esporões nas pernas traseiras. Mas a glândula venenosa só produz veneno durante a temporada de acasalamento.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Membranas retráteis

Os ornitorrincos se movem muito melhor na água, apesar de ficarem apenas alguns minutos submersos. Em terra firme, seus membros curtos os fazer gastar cerca de 30% a mais de energia para se locomover. Para ajudar, a membrana entre suas patas dianteiras se retrai quando eles sobem a margem do rio, expondo garras.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Tão exótico que parece mentira

Quando o primeiro espécime de ornitorrinco foi enviado da Austrália para a Inglaterra, os cientistas ingleses pensaram que o exótico animal fosse “fake news”. O zoologista George Shaw escreveu sobre a “farsa” em 1799.

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Dentes improvisados

Como não possuem dentes, fica naturalmente difícil para o ornitorrinco consumir alguns de seus alimentos favoritos. Por isso, a espécie arrumou um jeito bem engenhoso para solucionar esse problema. Eles utilizam cascalhos como dentes improvisados na hora do jantar!

Reprodução/Instagram/platypus.lover

Cauda versátil

A causa do ornitorrinco pode guardar até metade de sua gordura corporal. A pelagem na parte superior faz com que seja útil em afastar a sujeira quando estiver cavando um buraco ou juntando folhas para fazer um ninho. Uma fêmea também usa seu rabo para segurar ovos que estão sendo incubados sob seu corpo.

Reprodução/Instagram/platypus.lover