Guia de Bichos
Fox Terrier Pelo Duro - undefined

Fox Terrier Pelo Duro

  • Nome no Brasil: Fox Terrier Pelo Duro
  • Nome original: Fox Terrier (Wire)
  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Tipo de pelo: Médio

Tudo sobre Fox Terrier Pelo Duro

Porte: pequeno
Área de criação: média
Energia: alta
Temperamento: amigável

Descrição

Cão de pequeno porte. Possui pelagem dupla, com pelo externo curto e duro, mais comprido nas costas e cabeça. O subpelo é mais macio e curto. Nas pernas, a textura do pelo é mais áspera. Encontrando principalmente na cor branca, com manchas pretas, pretas e castanhas ou castanhas. 

  • Grupo: 3 - Terriers
  • Porte: 2 - Terrier de pequeno porte
  • Altura: 33 a 41 cm 
  • Peso: 6 a 9 kg
  • Temperamento: 
  • Tipo de pelo: duro, áspero e o subpelo é macio e curto
  • Função original: cão de caça
  • Expectativa de vida: mais de 15 anos

Escala de 1 a 5
  • Para tutores de primeira viagem: 4
  • Energia: 5
  • Inteligência: 5
  • Facilidade de adestramento: 5
  • Como cão de guarda: 5
  • Adapta-se ao calor: 3
  • Adapta-se ao frio: 4
  • Adapta-se bem à vida em apartamento: 3
  • Necessidade de atividades físicas: 5
  • Fica bem sozinho: 4
  • Relacionamento com a família: 4
  • Relacionamento com crianças: 4
  • Relacionamento com estranhos: 3
  • Tendência a latir: 4
  • Tendência à obesidade: 2

    O Fox Terrier de Pelo Duro parece ter surgido em 1700, na Inglaterra, quando a raça já era retratada em quadros e pinturas. Inicialmente o de pelo áspero e de pelo liso eram considerados uma só raça. Não se sabe ao certo qual mistura de cães deu origem a esse, mas acredita-se que houve um possível cruzamento entre Beagles, Greyhounds e até Bull Terriers. Foi desenvolvido para terrenos mais irregulares e usado na caça. Hoje em dia é bastante usado para auxiliar no processo de busca e investigação de drogas, farejando.

    No século XVIII o
    Fox Terrier de Pelo Duro se misturou com o de pelo liso. O objetivo dos criadores era obter um cachorro com casaco branco, além de uma figura mais clássica e com traços mais suaves na cabeça. 

    Apenas no século XX, em 1984, as duas variedades de cães foram devidamente separadas. A raça recebeu duas vezes o prêmio de cachorro mais bonito. 

Características

Ágil, ativo, sociável e destemido. É brincalhão e convive muito bem com crianças. Fácil de treinar, pode servir também como cão de guarda, por ser alerta. Possui hábito de cavar, portanto deve-se mantê-lo longe dos jardins. Praticamente não solta pelos, por isso é indicado para quem tem alergia.

É inteligente e bastante enérgico, sempre pronto para novas brincadeiras e passeios. Fica entediado com facilidade, então exige estímulos constantes e atenção do tutor. 

Por outro lado, ao longo da História se acostumou a ficar horas sozinho, no estilo de vida norte-americano, principalmente. Por isso, tornou-se independente e não sofre tanto, desde que tenha como se distrair, como brinquedos ou outros cães para lhe fazer companhia.

É corajoso, afetivo, porém jamais um cão de colo. O carinho que demonstra pela família é incrível e faz dele um companheiro perfeito para todas as idades. O tamanho pequeno não impede uma personalidade marcante e intensa, composta por autoconfiança. 

Curioso, brincalhão e divertido, vai adorar a companhia de crianças e por isso é perfeito para quem tem filhos. Costuma ser paciente e tranquilo, ainda mais se conhecê-las ainda quando filhote.

Está sempre alerta e é rápido para responder aos comandos, como um ótimo cão de guarda. Qualquer mudança na rotina será avisada ao tutor, por meio de latidos. Por isso, não é dos mais simpáticos com desconhecidos, mas também não chega a ser agressivo. 

Como é muito agitado e tem um forte instinto de caça, ao passear em ambientes abertos não pensa duas vezes ao tentar escapar da coleira. Apesar de não ser uma regra, é uma atitude bastante comum. Inclusive por esse motivo muitas pessoas desistem de adotar a raça. O perfil do tutor deve envolver paciência, gostar de agitação e brincadeiras. 


Cuidados básicos

O pelo deve ser escovado uma vez por semana. Para manter a aparência característica da raça, é recomendada tosa a cada dois ou três meses. 

Se o cão andar ao ar livre, em meio a folhas e árvores, é indicado escovar e limpar o pelo quando estiver em casa, pois por ser duro e áspero pode acumular sujeiras. As unhas devem ser aparadas regularmente e os dentes escovados pelo menos uma vez por semana.

A raça é ativa até demais e representa um cão cheio de energia e disposição para correr e movimentar-se. Isso exige caminhadas longas, brincadeiras ao ar livre, com corridas e recuperação de objetos, por exemplo. Diversão dentro de casa pode ser benéfica, mas nunca suficiente para dar conta desse pequeno. O ideal é ter um quintal ou jardim onde possa desenvolver melhor seu lado esportivo.

Alimentação

A quantidade de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do animal, e pode ser encontrada nas embalagens.
Deve-se alimentar o cão de duas a três vezes por dia e manter água à vontade, sempre fresca, na vasilha.
A qualidade da ração é fundamental para a saúde do animal. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.
Até os doze meses, o Fox Terrier Pelo Duro é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 90 a 100 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o cão é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 85 a 110 gramas/dia.

Espaço para criação

Pode viver em apartamento, mas como é muito ativo, precisa de exercícios diários. São recomendadas longas caminhadas diárias ou pequenas corridas.

Saúde

No geral é uma raça saudável, mas desenvolver alguns problemas de saúde, como:


Luxação do cristalino - um descolamento da retina, que provoca complicações na visão


Opnião do especialista

Curiosidades

O personagem de desenho animado, Tim Tim, tem como seu fiel companheiro Milu, um cãozinho da raça Fox Terrier Pelo Duro.

Por quê ter um Fox Terrier Pelo Duro?
Imagine um cão bastante amoroso, brincalhão e agitado, esse é o Fox Terrier de Pelo Duro. Cheio de energia e animação, ele é um ótimo companheiro, para todas as idades. 

Inteligente e ágil, é usado em investigações e na busca por drogas, com a função de farejar. A rapidez com que aprende regras e comandos é admirável e faz dele um excelente cão de guarda. Sempre alerta, não deixa passar nenhuma novidade na rotina sem avisar aos donos. Ao menor sinal de pessoas estranhas em seu território, solta latidos altos e notáveis para se mostrar presente.

Determinação e autoconfiança compõem a personalidade desse cão pequeno, mas corajoso. Não tem medo de enfrentar cães maiores. 

O perfil divertido e equilibrado permite que esse cão conviva com crianças e torne-se grande amigo delas. É ótimo e indicado para pessoas com filhos pequenos e que buscam um cachorrinho dócil e esperto.

É o tipo de companhia perfeita para pessoas dispostas a brincar com ele, bem como levá-lo para passear. Vai adorar passar horas ao lado da família, seja ao ar livre ou dentro de casa. O dono deve estar preparado também para um cachorrinho elétrico.

Por quê não ter um Fox Terrier Pelo Duro?
Ao mesmo tempo que é divertido, esse cachorro tende a dar certo trabalho para quem o adota. Não é indicado para qualquer tipo de pessoa. É necessário ter paciência e treiná-lo desde filhote para tornar-se mais calmo e menos hiperativo. 

Dominante e confiante até demais, o fato de ser um bom cão de guarda pode atrapalhar se o instinto for excessivo. Fica desconfiado com estranhos e demora até se acostumar, mas a tendência é ficar tranquilo depois de socializado.

Hiperativo, precisa de estímulos constantes, tanto físicos quanto mentais. Exercícios e brincadeiras diárias são obrigatórios, em especial se ele viver em apartamento ou casas pequenas. O espaço para correr e brincar são fundamentais e determinantes na manutenção da saúde da raça. Se ficar muito tempo sozinho em casa o ideal é mantê-lo com outros cães ou com brinquedos por perto e onde tenha como se movimentar. Do contrário, fica hiperativo e destrutivo.