Como prevenir a gripe canina?

Doença Respiratória Infecciosa Canina (CIRD)

Assim como acontece com os humanos, no inverno, os casos de “gripe canina”, ou Doença Respiratória Infecciosa Canina (CIRD), também tendem a aumentar. A doença é altamente contagiosa e pode ser causada por diversos vírus e bactérias, porém o agente mais comumente encontrado é a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Como é a transmissão?

A Bordetella é transmitida pelo contato da boca ou do focinho entre cães ou por meio de gotículas dispersadas no ar ao espirrar. Objetos contaminados por animais infectados também podem ser transmissores.

Principais sintomas

O tempo a partir da infecção até o surgimento de sinais clínicos pode durar de 36 horas a 10 dias e podem persistir por várias semanas. Animais infectados desenvolvem uma tosse seca e áspera, que pode ser seguida de ânsia de vômito ou engasgo.

É preciso ficar de olho no comportamento do pet

“Os cães podem apresentar também secreção nasal e nos olhos, febre, letargia e perda de apetite. É fundamental que os tutores prestem atenção no comportamento dos pets e, ao identificarem mudanças ou apresentação de sintomas, os levem imediatamente ao médico veterinário de confiança", afirma a especialista.

Melhor método de prevençãp

Karin ainda afirma que "há tratamento, porém o método correto de prevenção é por meio da vacinação, além de medidas de controle ambiental em locais de alta concentração de animais como creches". A médica alerta também que se não tratada adequadamente, "a doença pode evoluir para pneumonia e até mesmo a morte".

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!