Razões para conversar com o pet

Ser pego conversando com o seu pet pode parecer um pouco vergonhoso, mas quem tem um pet sabe que é inevitável interagir e “trocar aquela ideia” com os cachorros. Isso não somente não é algo bobo como traz benefícios para o animal e para o tutor.

1 – Melhora a sua saúde

Às vezes você só quer desabafar com um amigo, mas não necessariamente quer receber conselhos e, muito menos, julgamentos. E não há ninguém mais apropriado para oferecer aquele “ombro amigo” do que o seu cachorro. O simples fato de por os problemas para fora em voz alta já faz bem para a mente.

StockSnap/Pixabay

Para as crianças

Os animais demonstram ter uma habilidade toda especial ao se comunicar com crianças, sendo muito importantes para aquelas dentro do espectro do autismo que, comumente, não se dão tão bem interagindo com pessoas. Também fazem muito bem para tutores idosos.

Reprodução/Pixabay

2 – Aumenta o seu vínculo com o pet

A ligação entre o tutor e o cachorro é algo muito forte e interagir com o animal só aumenta esse fator. Ter um companheiro já é o principal motivo de se adotar um pet. Interagir verbalmente com o pet enquanto se faz outras coisas é uma forma de fortalecer a união pet e tutor.

3 – A fala humana é interessante

O seu pet provavelmente não entenderá nada do que você diz quando desabafa sobre um dia estressante no trabalho, mas eles estarão prestando atenção a tudo e podem reconhecer determinadas palavras que sejam mais comuns para eles.

Para o pet entender

Estudos já comprovaram que os animais podem reconhecer palavras que trazem significados para eles, como “vamos passear?” ou “quer?”, por exemplo. Ao interagir com o seu pet usando palavras comuns e usando o tom de voz estridente (usado também com bebês) eles irão “responder mais”.

Toa Heftiba/Unsplash

4 – Eles aprendem por repetição

Cães e humanos não falam o mesmo idioma, mas os pets são ótimos em reconhecer palavras e associá-las a algum significado. Como as falas de comando “senta” e “fica”, por exemplo. Mas frases comuns do dia a dia também podem ser reconhecidas pelos cães, quando usadas com frequência.

Eles sabem o que você quer

As palavras ou frases associadas a certas ações serão mais facilmente identificadas pelos animais, como locais que eles gostam, como praça e parque, banho, passeio, bolas e outras. Quanto mais se fala com o pet, mais eles serão capazes de entender.

Sasha Sashina/Unsplash

5 – Além das palavras

Uma boa conversa vai muito além de trocar palavras, uma expressão facial ou gestos podem – muitas vezes – dizer mais do que qualquer palavra. Os animais usam muito a linguagem corporal para transmitir os sentimentos e você pode fazer o mesmo.

Reprodução/Unsplash

Mais fácil de aprender

Mesmo que eles façam associações, aprender um vocabulário é difícil e captar sinais emocionais é mais fácil para eles, que são capazes até de identificar como está o seu humor. A linguagem corporal é importante e eles aprenderão a identificar as nuances humanas com o tempo.

StockSnap/Pixabay

O valor de um sorriso

Os cães tendem a observar muito os tutores e retribuir o olhar deles é bastante significativo. Eles vão entender a sua expressão facial e seus gestos. Perceber que está sendo observado e retribuir o olhar do pet com um sorriso mostrará a ele que você está feliz.

Humphrey Muleba/Unsplash