Leve o cachorro à praia

Com a chegada do verão e das férias, o litoral se torna o principal destino para muitas famílias e os animais de estimação não ficam de fora dessa. Está cada vez mais comum levar o pet à praia, mas é preciso ter alguns cuidados para garantir a diversão de todos.

Os perigos da praia

Os cães correm o risco de sofrer com o excesso de calor, desidratação, ingestão de restos de comidas deixadas pelos banhistas. A água do mar também é preocupante, já que aumenta as chances de desenvolver problemas no ouvido e o animal bebê-la. Também é preciso estar atento ao verme do coração.

Cuidados necessários antes da viagem

Ir à praia com o pet é bastante complicado, mas não impossível. É preciso ficar atento a uma série de fatores para evitar que a diversão vire dor de cabeça.

Verifique se é pet friendly

Antes de escolher o destino, é imprescindível verificar se a praia é pet friendly. Nem todos os locais permitem cachorros e, para evitar surpresas, pesquise antes de planejar a viagem. Caso fique em hotel ou alugue uma casa, verifique também se é permitido acomodar animais.

Faça um check-up

Independentemente do tipo de viagem, o animal deve estar com as vacinas em dia, assim como a vermifugação e a desparasitação. Contudo, quando o assunto é praia, os cuidados devem ser redobrados já que a areia e o mar têm diversas doenças escondidas.

Unsplash/Manoj Dharmarathne

Coleira, guia e placa de identificação

É muito fácil perder um cão na praia, sobretudo durante as férias, época em que as cidades litorâneas ficam lotadas. Portanto, para evitar uma tragédia, não saia de casa sem coleira, guia e a placa de identificação atualizada.

reprodução shutterstock

Leve os itens necessários

Do mesmo jeito que arrumamos as malas com itens indispensáveis, o animal também precisa de uma. Coloque numa bolsa tudo que ele irá precisar, como ração, petiscos, bebedouro de viagem, protetor solar canino, caminha, brinquedos, etc.

Passe protetor solar no animal

O sol do verão não perdoa ninguém, nem mesmo os cães. Não se esqueça de passar protetor solar antes de sair de casa e vá reaplicando durante o dia para evitar insolação e outras doenças.

Leve água e petiscos

Manter a hidratação durante o dia é muito importante. Portanto, mantenha o bebedouro do pet sempre cheio e a disposição. Leve também uns petiscos para o alimentar e jamais ofereça as comidas vendidas nos quiosques.

Cuidado com a temperatura no chão e na areia

O sol forte esquenta muito o asfalto e a areia, podendo causar queimaduras nas patinhas. Antes de sair de casa, encoste no chão e verifique a temperatura. Se conseguir ficar por pelo menos 5 segundos, o animal aguentará andar. Caso contrário, não saia com ele.

Tome cuidado com o mar e o lixo na areia

Impeça que seu cachorro beba água salgada e coma alimentos caídos na areia, pois farão mal à saúde. A mesma dica vale para restos de peixes e crustáceos. Além disso, tome cuidados com as ondas do mar, já que podem levar o pet para longe. Então, mesmo que ele saiba nadar, fique atento.

Recolha os dejetos do animal

Jamais deixe os dejetos do animal pela areia da praia. Recolha com uma sacolinha e jogue no lixo mais próximo.

Dê banho no final do dia

Por mais que você tome cuidado, não dá para evitar que a pele, ouvido e olhos fiquem irritados após um dia inteiro com o cachorro na praia. Basta dar um banho quando chegar em casa que irá melhorar a situação. Água e sabão são ótimos para retirar resquício de sujeira grudada no corpo.