Saiba como cuidar de um cão cego

Ter um cachorro cego exige um certo grau de adaptação, mas pode ser uma experiência maravilhosa para toda a família. Um cão cego pode se adaptar perfeitamente e levar uma vida perfeitamente feliz e normal, recebendo muito carinho e alguns cuidados especiais.

Em casa

Não mude os móveis de lugar. Com a mudança o cão pode se perder, porque ele decora os caminhos da casa ao se locomover. Ao esbarrar nos móveis com muita frequência ele ficará assustado, desorientado e pode se machucar.

Proteção nos móveis

Também é importante proteger as quinas dos móveis, como armários, portas, mesas de cabeceira e quaisquer móveis que possam machucar o pet. Os potes de ração e água também devem ser mantidos no mesmo lugar, para o cão não se atrapalhar. O quintal também deve ser cercado e sem obstáculos.

Josh Hild/Unsplash

Tapetes e escadas

O ideal é ter tapetes antiderrapantes em casa para ajudar o cão a se movimentar de cômodo para cômodo. Se o chão for escorregadio a chance do pet se machucar é grande. Se a casa tiver escadas, coloque um portão no topo para que o cachorro não sofra nenhum acidente.

Sasha Sashina/Unsplash

Identifique a si e aos outros pets

Para o cão cego saber da presença dos outros animais em casa, é indicado colocar sinos em suas coleiras. Também pode colocar esses objetos no seu pulso ou sapatos para o pet perceber o tutor por perto.

Avise os outros

É bom sempre avisar e lembrar as visitas que seu cão é cego. Não deixe que eles passem a mão em seu cão antes que ele os cheire antes. Afinal, o pet pode ficar desconfiado e se sentir invadido, já que não enxerga.

Sempre apoie o cão

Quando estiver em público também é bom colocar uma roupinha ou um lenço com os dizeres “SOU CEGO”, para que as pessoas saibam e tomem os devidos cuidados. O cão pode ficar mais confiante se o tutor conversar com ele. Ao ser encorajado, ele vai sentir que pode ser mais independente.

Passeio

O ideal para passear de forma mais confortável para o cão deficiente é usar uma guia mais curta. Assim o tutor consegue ter mais controle sobre o pet e ele se sentirá mais seguro.

Não o pegue de surpresa

Nunca aborde um cachorro cego por trás porque isso pode deixá-lo apavorado. Quando ele estiver dormindo também é melhor evitar tocá-lo.