Raças mais indicadas como cães de guarda

Os cães no geral são excelentes companheiros com caráter protetor para aqueles que amam. Algumas raças são mais populares como guarda, por terem um porte físico intimidador por si só. Vale lembrar que um animal merece carinho e não dever viver apenas para exercer uma determinada função.

Pastor alemão

Um cão forte, resistente e ágil, este é o cão de guarda “clássico”, não à toa também é muito usado como cão policial. De porte grande, pode pesar até 45 kg, este cachorro impõe respeito, tem uma forte personalidade e perfil protetor, tanto pela família, quanto pelo território.

Rottweiler

Outro cachorro que tem fama de bravo – mas quem tem um sabe que é um doce – este é um cachorro robusto e musculoso, a presença de um Rottweiler impõe respeito a qualquer casa. Se bem adestrado é uma raça muito confiável e que defenderá a família se necessário.

Fila Brasileiro

Uma raça brasileira com origem incerta, mas criado desde sempre como um cão de caça e guarda. Com mais de um metro de altura, esse é um cachorro assustador para quem não o conhece. Bastante atento e do tipo que não “conversa com estranhos”.

Pastor Belga

Um cachorro de grande porte e, assim como o Alemão, também muito popular como cão policial. Muito inteligente e atento, este cão pode pular grandes alturas e é muito veloz.

Doberman

Uma das raças mais inteligentes, fieis e protetoras, o Doberman é muito astuto e protetor. É importante que seja bem socializado e, por seu instinto protetor, pode acabar confundindo visitantes como potenciais invasores.

Pitbull

Se tem um cachorro que tem uma fama injusta, esse é o Pitbull. Por ser um animal forte, musculoso e bastante ágil, se não for bem socializado pode se tornar um animal agressivo (assim como qualquer outro). Um Pitbull tratado com carinho e respeito se torna um cão bastante dócil, gentil e leal, que defenderá os tutores sem pensar duas vezes.

Boxer

Forte e com cara de mau, essa é uma das mais populares como cão de guarda. Mas não se engane pela aparência, os cães da raça são muito amigáveis e brincalhões. Contudo, o perfil protetor desse pet o fará um excelente cão de guarda.

Dogue Alemão

Um verdadeiro gigante, muito carinhoso e gentil. Esse pet é muito leal e protetor com a família, o que o torna um grande cão de guarda (literalmente).

Bullmastiff

Um cão forte, musculoso e imponente. Com olfato e audição poderosos, este é um excelente cão de guarda e notará caso aconteça algo suspeito a qualquer hora do dia.