8 dicas para preparar o pet para a chegada do bebê

Cães e gatos também sentem ciúme e a chegada de um novo membro na família pode desencadear esse sentimento, já que o pet receberá menos atenção nesse período. Vale a pena acostumar o animal antes da chegada do bebê (e certamente eles serão grandes companheiros no futuro)

Confie na sensibilidade do cão

Os cachorros têm um olfato bastante apurado. Antes mesmo da mãe saber que está grávida, eles já sabem. Eles têm uma sensibilidade intuitiva grande e, dificilmente, pularão na barriga da mãe grávida quando ela chegar em casa. Caso isso aconteça, é importante ter paciência para ensinar a ir com calma durante o período da gravidez.

Reprodução Facebook

Decida os espaços em conjunto

É importante decidir o quanto antes se o cachorro poderá entrar no ambiente em que a criança vai ficar. Se não puder, é necessário fazer a retirada antes do bebê chegar. Caso contrário, o pet pode associar a criança a algo negativo e ter um comportamento não desejado.

reprodução shutterstock

Convívio aumenta a imunidade do bebê

Apresentar o cão quando o bebê ainda é bem pequeno pode evitar vários tipos de doença. Aumenta a imunidade da criança. Então, a chance de gerar alergia e asma é muito menor.

Petra Solajova/Pixabay

Mantenha a rotina e dê atenção

É preciso entender que os cães, assim como os bebês, merecem atenção e carinho. Mantenha as brincadeiras, sempre mostrando que há uma criança na casa. Não mude seu comportamento com o cachorro, ele pode sentir. Caso o comportamento do cão seja atípico, é importante chamar um adestrador profissional.

shutterstock

Leve o cheiro do bebê até o pet

Uma dica para se acostumar logo com o neném é levar uma toalha para deixar com a criança na maternidade. Antes de voltar para casa, peça para alguém levar até o cachorro. O cheiro da criança estará no pano e quando ela chegar em casa, o cheiro já estará familiarizado.

Solange Cestero

Não afaste o bebê do cachorro

Quando o bebê chegar, não tire o cachorro de perto dele. Coloque o pezinho para o cachorro cheirar e sentir a nova energia da casa. A amizade entre eles só vai crescer.

Redobre a higiene da casa

Sempre que der, recolha as necessidades do cãozinho na hora que ele fizer e, quando voltar dos passeios, use um lenço umedecido para limpar as patinhas. Dessa forma, a sujeira que vem de fora não afetará o bebê nem o cachorro.

reprodução shutterstock

Passeio com o pet

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável que mulheres grávidas pratiquem, pelo menos, três horas de exercício físico. Passear com o cachorro é uma forma de manter o corpo da mamãe, o bebê e o cão saudáveis. Além de ser uma ótima forma de passar um tempo com o pet, mostrando que nada mudará com a chegada do novo membro da família.

shutterstock