Pets com pele e pelos saudáveis e bonitos

A pele e a pelagem do animal de estimação fazem parte dos cuidados com a saúde, a pele é um órgão como qualquer outro e demanda cuidados por parte do tutor e pode prevenir doenças graves. E um pelo brilhante e bonito mostra que o pet está saudável, recebendo nutrientes adequados.

A importância dos cuidados

Caso não haja um cuidado especial com pelagem e pele, o animal de estimação pode ficar mais suscetível à doenças como infecções, sarnas, alergias, fungos, pulgas, carrapatos e feridas.

Reprodução/ Shutterstock

Utilize shampoos e condicionadores adequados

A pele dos animais é muito sensível, por isso os produtos utilizados no banho devem ser exclusivos para a espécie e terapêuticos. Eles apresentam ingredientes hipoalergênicos especialmente formulados para cães e gatos, que agridem menos a pele e previnem contra dermatites e alergias que possam surgir.

Reprodução Pinterest

Prevenção contra pulgas e carrapatos

Esses parasitas se alimentam de sangue e sua picada coça excessivamente, trazendo muito desconforto para o animal. Como se não bastasse, também podem transmitir doenças graves - erliquiose e febre maculosa, por exemplo - que também podem afetar humanos.

Reprodução

Escove os pelos do pet

A atividade de escovação deve ser diária para evitar o acúmulo de pelos e pele morta, outros potenciais alérgenos, e a formação de nós que podem causar incômodo ao animal. Além disso, uma boa escovação permite que ocorra a difusão dos óleos naturais da pele do cachorro por todo o pelo, tornando a pelagem mais bonita e saudável.

reprodução shutterstock

Cuidados com a alimentação

Os nutrientes influenciam diretamente a saúde da pelagem e da pele. Uma dieta rica em ácidos graxos, ômegas 3 e 6 e Vitamina E, e equilibrada de acordo com raça, idade, porte e outros fatores é o ideal.

shutterstock

Proteção contra o clima

Dias muito frios ou muito quentes podem influenciar negativamente na saúde da pele do pet. No calor, os raios solares muito intensos podem ser prejudiciais, principalmente para os animais com pelagem branca e curta.

reprodução shutterstock

Proteção contra o clima

A proliferação de pulgas e carrapatos também podem intensificar nesses dias mais quentes. Já no frio, a atenção deve ficar para o ressecamento da pele, que pode causar coceira e até dermatites.

shutterstock