11 coisas que os cães odeiam em você

Por maior que seja o amor e cumplicidade que exista em uma relação, é quase inevitável que ao menos um dos envolvidos tenha seus momentos de irritação em relação ao outro, mesmo que este seja um cãozinho. Para evitar problemas, é preciso entender as necessidades do pet, mas nem sempre é possível atender a tudo.

Ruídos altos e cheiros fortes

A audição e o olfato dos cães são muito mais sensíveis do que as nossas, portanto, itens comuns do nosso dia a dia como secador de cabelo, aspirador de pó, o uso produtos de higiene e limpeza podem irritar muito os pets. Se possível, evite o uso desses itens na presença deles.

Unsplash/Element 5 Digital

Falar muito e gesticular pouco

Os cães podem aprender palavras por meio de associação, mas quando começamos a exagerar na dose e falamos muito com os pets sem utilizar de nenhum sinal para que eles entendam, além de confusos, podem ficar um tanto chateados. Usar frases curtas e diretas tornará a comunicação entre tutor e pet muito mais clara e simples.

Pixabay

Negatividade e broncas sem nexo

É comum que os cães façam bagunça, sujeira fora de lugar ou quebrem alguma coisa, mas é o tipo de coisa que não se resolve com broncas. Além disso, o animal não saberá nem o motivo pelo qual o tutor está bravo com ele. Eduque o pet com paciência e com carinho para que maus comportamentos sejam evitados.

reprodução shutterstock

Falta de estrutura

Cães gostam de ter uma rotina estabelecida, isso os traz conforto e segurança. A falta de estrutura e de um adestramento básico tornará a vida do cão pouco feliz, levando ao sentimento de insegurança e a possíveis mal-entendido com a família e com outros animais. Desde passeios até as refeições, tudo deve fazer parte dessa “agenda canina”.

Shuttersock

Encará-los fixamente

Os cães costumam olhar para os tutores como forma de mostrar admiração, mas eles não gostam de ser encarados fixamente por muito tempo, chegando inclusive a virar a cara quando acontece. Também podem encarar como uma forma de desafio, pode ser até perigoso fazer isso com um cão desconhecido.

Reprodução

Pegá-los na cara e dar palmadas

Os cães não gostam que peguemos na cara, muito menos de receber palmadinhas na cabeça. Fazer isso a um cão é um grande erro. Com isso, os cães se sentem presos e aborrecidos. Ao tentar se aproximar de um cão, o melhor é fazê-lo pelos lados ou na altura do animal, jamais por cima, eles podem encarar como ameaça.

reprodução shutterstock

Beijos e abraços exagerados

Dificilmente um cão não gostará de receber carinho, mas também não é incomum perceber quando um cachorro não é exatamente fã de beijos e abraços. Alguns cães até afastam as pessoas com a pata quando estão prestes a receber beijocas.

reprodução shutterstock

Uso errado da guia e pressa no passeio

É comum errarmos enquanto passeamos com um cão, como deixar a guia tensa, dar puxões constantes ou mesmo ter pressa para ir até algum lugar ou encerrar o passeio. Os cães precisam de tempo para desfrutar o passeio, explorando o ambiente e se divertindo.

Reprodução/Sutterstock

Usar roupinhas sem necessidade

Vestir o cão em dias frios não é problema, ou usar roupinha de proteção após alguma cirurgia ou para proteger ferimentos ajuda muito e é recomendável. Mas o uso de roupas aleatórias apenas porque “fica bonitinho” não é exatamente algo que os cães gostem tanto. Muitos cães acabam se habituando, mas o uso de roupas não é natural para eles.

Reprodução/ Shutterstock

Banhos em excesso

Dar um bom banho em um cão é importante e faz bem, mas isso deve ser feito apenas em um determinado período de tempo ou caso necessário. Dar banhos com muita frequência não é legal, e os cães gostam de manter aquele odor especifico que só eles têm.

shutterstock

Solidão e ausência

Os cães gostam aproveitar o tempo com quem amam. Os pets amam quando recebem atenção e se sentem inseguros quando o tutor está ausente e fazem uma grande festa a cada vez que ele chega. Uma das piores coisas que se pode fazer a um animal é o abandono, ele jamais entenderá o que aconteceu e ficarão sem rumo.

shutterstock