8 atividades para fazer com o seu cão

Praticar atividades físicas é uma forma de nos aproximar dos nossos pets, além de trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, é uma ótima fonte de diversão que os cães adoram.

Recomendações

Especialistas defendem que todos os cães devem realizar algum tipo de atividade, que sejam adequadas à idade, condição física e particularidades de cada raça de cachorro. As caminhadas devem ser longas o suficiente para permitir que os cães façam as necessidades com calma, farejem e se socializem.

reprodução shutterstock

Para filhote, as atividades devem ser moderadas

Caminhadas e brincadeiras, pois nesta fase o excesso de exercício pode afetar negativamente o seu desenvolvimento físico. Essa recomendação é a mesma para cães mais velhos e para os de raças braquicefálicas.

Pixabay

Recomendações antes de começar

Faça uma visita ao veterinário de confiança para conhecer bem o condicionamento físico do pet e repita esta consulta pelo menos uma vez por ano para garantir uma boa saúde e prevenir problemas como o desgaste das articulações.

shutterstock

Se certifique que o pet recebe uma boa alimentação

Existem outros cuidados que devem ser considerados na hora do exercício, como iniciar a atividade com sessões curtas e conhecer os limites de cada animal em resposta a cada exercício.

reprodução shutterstock

Atividades para praticar ao ar livre

Uma boa ideia é experimentar atividades variadas até descobrir as preferências, combinando estimulação física e mental, sempre dando o tempo de descanso necessário entre os dias de atividade.

shutterstock

Corrida

Correr em um ritmo constante é uma boa maneira de se exercitar com os cães. Pode ser interessante em cães adultos que tenham condições físicas adequadas. Deve ser combinado posteriormente com exercícios de estimulação mental.

Reprodução Pinterest

Canicross

É a forma profissional de corrida com cães, geralmente praticada em ambientes de montanha.

laubarthol

Bicicleta

Os benefícios são semelhantes aos da corrida, porém, é uma atividade que requer um tempo prévio de iniciação na qual serão praticados os comandos básicos para se comunicar com o cão e poder se movimentar com segurança e conforto para ambos. Não é indicado para cães com problemas de comportamento como medo ou agressão.

laubarthol

Bola ou frisbee

É uma atividade completa que permite ao cão se exercitar ativamente, porém, pode gerar estresse e ansiedade se não houver pausas durante o exercício.

herbert2512

Natação

É uma opção que permite que os cães se exercitem plenamente e com baixo impacto.

Reprodução Pinterest

Agility

Este esporte canino combina obediência e atividade física, portanto uma boa estimulação mental é garantida. Ajuda você a se relacionar com o pet e é uma ótima maneira de fazer exercícios ativos.

shutterstock

Adestramento e habilidades

Ensinar vários truques e comandos aos cães ajuda a manter a mente ativa. Além disso, permite cansá-lo sem exigir demais do animal.

Reprodução

Caminhada

É uma boa opção para os cães que não se sentem motivados pelos esportes anteriores, pois é uma atividade muito mais livre e relaxante. O cão receberá estímulo mental por meio do ambiente.

reprodução shutterstock

Estabeleça rotinas

Na hora de escolher onde fazer a atividade, não devemos esquecer de prestar atenção especial às características do solo. Se o asfalto estiver muito quente ou o chão tiver pedras, pode causar incômodo e até ferimentos aos cães.

Twitter/ Katie Nielsen