5 maneiras para o seu cão ter uma vida longa e feliz

Quem está acostumado a viver ao lado de um animal de estimação sabe que não importa quanto tempo passamos perto dos nossos amigos de quatro patas, nunca será tempo suficiente.

Vida mais saudável

O tempo médio de vida de um cão é de 15 anos, alguns podem viver mais, outros podem ser predispostos a algumas doenças que os levaram mais cedo. Assim como um ser humano pode tomar algumas atitudes para ter uma vida mais saudável, longa e feliz, o mesmo pode ser feito para os pets.

Observe a cintura deles

Um fator importante que ajudará na longevidade do cão é o cuidado com a alimentação, que precisa ser regrada para garantir uma boa nutrição e, sobretudo, evitar o excesso de peso. Sempre vale consultar um veterinário para saber qual é o peso e a alimentação mais adequada para o seu pet.

Muitas caminhadas

O exercício tem muitos benefícios fisiológicos e psicológicos. A atividade física pode ajudar a controlar o peso corporal de um cão e também está associada a efeitos antienvelhecimento em outras espécies geneticamente semelhantes. Embora o exercício sozinho não aumente a vida, ele pode ajudar a proteger contra problemas de saúde relacionados ao peso e estresse.

Ensine novos truques

O envelhecimento não é apenas físico. Manter a mente do cão ativa também é útil. Ao contrário do ditado popular, se pode sim ensinar novos truques aos cães velhos – e isso ajuda a manter corpo e mente deles mais jovens. Um pet idoso precisará de exercícios mais leves, mas não há necessidade de ficar parado.

Vínculo entre cão e tutor

Os cães formam uma forte ligação com os tutores. Um vínculo estável entre tutor e cão pode ajudar a manter uma parceria feliz e mutuamente benéfica para ambos. Também pode ajudá-lo a reconhecer mudanças sutis no comportamento ou movimento do pet que podem sinalizar possíveis problemas. Compartilhar experiências positivas e divertidas com o cão é ótimo para fortalecer esse vínculo.

Visitas ao veterinário

Vermifugação, carteira de vacinação em dia e visitas regulares ao veterinário vão garantir que nenhuma doença pegue o pet de surpresa. Mesmo doenças genéticas, que não podem ser evitadas, poderão ser tratadas com mais tranquilidade, afetando o cão o menos possível.