Cães bagunceiros, como lidar?

Todo tutor ama chegar em casa, após um dia cansativo, e ser recebido pelo cachorro todo feliz e animado. Contudo, isso pode se tornar um problema, quando toda essa alegria extrapola os limites do saudável para o próprio animal e para o tutor.

Entenda o que fazer

Cachorros bagunceiros podem atrapalhar completamente a rotina de um lar, desde o sono até atividades simples como assistir televisão. Dar bronca não vai ajudar nesses casos, já que o comportamento bagunceiro do cachorro pode estar associado com uma série de necessidades e cabe ao dono identificá-las e supri-las.

Shuttersock

Por que alguns cães fazem bagunça?

Filhotes costumam ser naturalmente mais agitados. Isso se dá por conta de estarem em uma fase descobrimento do mundo. Nesse período, móveis, tapetes, sapatos dentre outros objetos podem servir como fonte de conhecimento para os pequenos, que veem tudo como muito interessante.

Apenas uma fase

Esse temperamento costuma se amenizar durante a fase adulta, caso contrário, existem motivos que vão além da personalidade do bichinho que podem explicar o comportamento agitado.

Tédio

Assim como os humanos, nossos amigos caninos também sentem tédio quando não se divertem o suficiente. Fazer bagunça nesses casos é um jeito que o animal encontra para se distrair.

Falta de atenção

Deixar o cachorro sozinho não é bom, eles são animais sociáveis e precisam receber atenção dos tutores. Quando se sentem deixados de lado um comportamento destrutivo pode ser adotado para chamar atenção.

Falta de atividades físicas

Esse é um problema que atinge principalmente raças maiores que moram em grandes centros urbanos. O acúmulo de energia torna o cão mais ansioso, temperamental e agitado.

Como acalmar um cachorro agitado?

Caso o animal seja hiperativo por natureza, um treinamento específico aplicado por um profissional pode reverter esse estado. Entretanto, se o comportamento for resultado de alguma necessidade do animal, será preciso nutri-la para que a situação se normalize.

Compre brinquedos para o cão

Compre brinquedos destinados exclusivamente ao cachorro, dando preferência para aqueles que ele possa brincar sozinho, se mantendo entretido e ocupado. Certifique-se que objetos que possam ser engolidos ou quebrados pelo animal, como chinelos e talheres, estejam fora do seu alcance.

Dê atenção para o pet

Brincar, conversar e dar carinho para o animal pode ser a melhor solução. Agora, se alguns casos de bagunça persistirem tome a atitude contrária e "dê um gelo" no animal, desassociando o ato de destruir e bagunçar com a atenção ganha. Caso o motivo para o mal comportamento seja chamar atenção, até mesmo broncas irão o estimular.

Saia para passear com o peludo

Mantenha uma rotina de dois passeios por dia, de pelo menos 30 minutos cada. O ideal é que os horários também sejam os mesmos - como antes de ir trabalhar e depois da janta. Assim, no final do dia, o cãozinho outrora bagunceiro já terá se divertido e gastado muita energia junto ao seu dono.