Para passeios sem problemas

O momento de passear com cachorro é extremamente importante: ele se exercita, faz as necessidades, cheira e se socializa com outros cães e também com outros seres humanos.

Para o tutor, também há benefícios

Além de ser uma oportunidade de se movimentar, passear com o cão é uma ótima chance para conhecer pessoas novas. Estudos já demonstraram que os passeios com os cães funcionam como verdadeiros facilitadores sociais para os humanos.

Pixabay

A parte difícil

A experiência pode levar a situações difíceis, com o condutor sendo praticamente derrubado no chão quando o cão vê algo mais interessante à frente, ou não consegue ficar parado. Essa é uma situação comum, que pode acontecer com cachorros grandes e pequenos. Mas é possível solucionar o problema com treinamento, tornando o passeio mais agradável para todos.

O que fazer?

Antes de sair com o cão, é muito importante que tudo seja feito de forma calma e até “sem graça”, especialmente se estamos falando de um cão que fica ansioso só de ver a guia e a coleira nas mãos do tutor.

Reprodução/ Redes Sociais

Se o grau de ansiedade for muito alto

É indicado ir primeiro a locais não tão estimulantes, como a garagem (para quem mora em apartamento), e dar voltas por ali mesmo até que ele se acalme. Essa providência serve para evitar que o cachorro saia direto de casa para a rua muito agitado, comportamento que tende a durar ao longo do passeio.

shutterstock

Tenha consistência

No início, esse treino pode parecer impossível, mas, com paciência e persistência, a saída passará a ser um evento não tão excitante e o cão tende a sair mais relaxado.

reprodução shutterstock

E se ele puxar muito?

Para evitar um passeio com puxões o tempo todo, algumas coleiras de treinamento são indicadas. A chamada “cabresto” é colocada no focinho do cão e fechada atrás das orelhas. Ela permite o controle da cabeça, mas antes de começar a ser usada, faça alguns treinos de associações positivas, pois o cão pode não se adaptar tão rápido a um objeto colocado no focinho.

Pixabay

Coleira de treinamento

A coleira de treinamento com clipe frontal se assemelha a uma peitoral comum, mas a guia é acoplada em um clipe localizado no peito do cão. Assim, de forma mecânica, é possível controlar o cachorro quando ele faz pressão para frente.

reprodução shutterstock

Não esqueça a recompensa

É muito importante recompensar o cão sempre que ele se portar de forma tranquila ou focar sua atenção no tutor. Vale levar um petisco ou um brinquedo que ele goste para, depois de elogiar um momento de atenção, sem puxões, ele seja logo recompensado.

Pixabay

Sem parar

Recompense o cão andando deixando-o chegar aonde quer. Com o tempo, eles passam a perceber que não precisam arrastar as pessoas para ir cheirar um arbusto, por exemplo.

Pixabay

Um detalhe fundamental

Em qualquer situação de passeio, é importante que o cão esteja identificado, caso ele se perca acidentalmente. E a condução deve ser sempre utilizando a guia, para evitar acidentes.

Pixabay

Se ficar muito difícil

Vale consultar um adestrador para facilitar a hora de passear com cachorro e para que os treinos possam ser planejados de forma adequada à realidade de cada cão e tutor.