Como evitar a briga de cães?

É comum conhecer alguém que já tenha tentado levar um novo pet para casa e tenha desistido, pois o cachorro de casa não aceitou a presença do novo integrante. Esse comportamento é comum, já que, para o cão, aquele ambiente ali é dele e precisa protege-lo.

Relações baseadas em hierarquia.

Eles vivem em matilha e toda matilha tem o seu líder. Por isso, caso tenha mais de um cachorro em casa, brigas podem acontecer, por estarem disputando pela liderança do território.

reprodução shutterstock

Como evitar um comportamento natural?

É necessário tomar algumas precauções para minimizar o estresse e tentar prevenir a briga entre eles. Para quem já tem um cão e vai introduzir um novo em casa, uma apresentação amistosa entre ambos deve ser o primeiro passo.

reprodução shutterstock

Procure um lugar neutro

É importante que o local onde será realizado o encontro seja um ambiente calmo e fora de casa como um parque, por exemplo. Os animais devem estar contidos pela guia e conduzidos por pessoas diferentes.

shutterstock

Observe a aproximação

Na sequência, a aproximação deve acontecer aos poucos, sempre observando os sinais emitidos por eles. Caso apresentem alguma atitude que possa ser encarada como agressiva, a aproximação deve ser abortada imediatamente.

Unsplash

Valorize um bom comportamento

Recompense quando o comportamento for como o desejado: se o cão se mantiver tranquilo, mesmo após o encontro com o outro, elogie o pet e dê petiscos que ele goste. Se tiver certeza de que ambos estão relaxados, é possível permitir que eles se aproximem e se cheirem, pois é a partir deste ponto que iniciarão essa relação.

dia do amigo

Na dúvida, procure um profissional habilitado

Caso você não saiba interpretar os sinais apresentados por ambos os cães e/ou se um dos animais não souber interpretá-los, uma briga pode acontecer.

reprodução shutterstock

Cuidado ao oferecer brinquedos

Tome muito cuidado ao oferecer ou deixar disponíveis objetos que podem ser disputados pelos cachorros. Sempre ofereça os passatempos sob supervisão primeiro.

Pixabay

Associação positiva

Sempre que os dois estiverem no mesmo ambiente, faça muita associação positiva, como, por exemplo, coloque um pano com o cheirinho do outro próximo ao pote de ração.

shutterstock

Inclua os ensinamentos na rotina dos pets

Para evitar a briga de cães opte por um adestramento básico, com o qual o peludo vai aprender limites e comandos de obediência, o que é um ótimo recurso para manter a boa convivência entre você e seus pets.

dia do amigo