Cachorro cavando buraco?

Alguns donos acham “bonitinho” e até reforçam esse comportamento, já outros ficam furiosos quando se deparam com os buracos e o cachorro com carinha de feliz, cheio de terra no focinho e nas patas. Mas, poucos sabem que cavar é uma atividade natural e saudável dos cães, que vem desde a época em que eles eram selvagens.

Para esconder comida ou brinquedo

Para garantir que aquele ossinho ou brinquedo preferido não seja achado por ninguém, ou outro animal e ele o perca. Os cães cavam buracos para escondê-los e guardar para apreciá-los em outro momento mais reservado, com a certeza de que eles estarão seguros naquele lugar.

shutterstock

Um lugar fresquinho para descansar

Se o cachorro tem pouco acesso ao interior da casa e nesse ambiente externo não encontra um local fresco e confortável para descansar, é bem possível que, por instinto, ele procure um lugarzinho ao lado da sua jardineira preferida para cavar um buraco.

Um lugar fresquinho para descansar

Ao cavar, ele retira a terra quente dura da superfície e encontra uma fresquinha e fofa embaixo, que o ajudará a relaxar. Se o seu cão não puder preparar esse lugar fresquinho no jardim, o ideal é que você se certifique de que ele tem outro lugar confortável para descansar.

Imitação

Sim, os cães têm a habilidade de desenvolver comportamentos pela imitação. Não se espante se, ao terminar de adubar e de plantar o seu jardim, o animal resolva fazer o mesmo e comece a cavar. Para evitar que seu melhor amigo se torne o jardineiro da família, trabalhe no jardim longe dos olhos dele.

Para investigar

É sabido que os cães têm um olfato bastante apurado, sentem cheiros de longe e vindos de lugares que nem imaginamos. Por isso, ele vai conseguir sentir cheiros que vêm da terra e pode querer cavar para se certificar daquele odor e exercitar o instinto investigador.

Para chamar a sua atenção

Se o cão não tem as atividades adequadas para o gasto de energia e um passatempo interessante ou fica todo o tempo no quintal, sozinho, sem muito contato com os membros da família, ele pode querer cavar buracos para chamar a sua atenção.

Para passar o tempo

Cães com baixos níveis de atividades adequadas e que passam muito tempo sozinhos tendem a buscar atividades para passar o tempo e uma delas pode ser a de cavar o jardim. Além de ser uma brincadeira bacana e instintiva, é uma forma de distração.

Deixe ele participar

O cachorro adoraria e esqueceria do seu jardim se tivesse a oportunidade de participar das atividades sociais da família. Um passeio pode ser a forma de diversão e tempo de atenção que ele precisa.

Brinquedos podem ajudar

É importante proporcionar ao pet atividades adequadas e brincadeiras interessantes. Nunca se esqueça de que a segurança está em primeiro lugar, então, certifique-se de que o brinquedo a ser disponibilizado é adequado e seguro para interação do cão sem a sua supervisão.