Raças com tendência à obesidade

Quando se opta por adotar um cãozinho de uma raça específica, um dos fatores que se deve considerar é a tendência à obesidade, algo esquecido por tutores, mas muito importante e diretamente ligado ao estilo de vida que o pet deve ter.

Predisposição

A predisposição à obesidade deve alertar a família para cuidar da alimentação e garantir exercícios físicos ao pet. Quanto mais preguiçoso e sedentário ele for, maiores as chances de ficar gordinho.

shutterstock

Beagle

Carinhoso e muito companheiro, perfeito para conviver com crianças. Não precisam viver em casas muito grandes, adaptam-se facilmente em apartamento. Mas é importante lembrar que devem sair para longas caminhadas diariamente, para gastar energia. É um cachorro muito ativo e precisa explorar isso para evitar o sobrepeso.

Pug

Ele é braquicefálico, ou seja, tem um focinho encurtado e dificuldade para respirar. Isso impede a realização de exercícios muito intensos. Fica exausto rapidamente e a falta de atividade física leva à obesidade. Para ajudar esse pet, a alimentação deve ser balanceada.

Buldogue Inglês

Ele sofre da mesma síndrome braquicefálica e consequentemente tem as vias aéreas obstruídas. Além disso, é um cão preguiçoso e que não gosta de se exercitar, sendo difícil prender sua atenção por muito tempo em uma brincadeira ou jogo.

Dachshund

O primeiro cuidado a tomar com a raça é controlar sua alimentação, pois eles podem comer demais. Por isso, deixe bem escondido aquele pacote de biscoitos ou aquele pãozinho que chama atenção do pet. A consequência, em pouco tempo, é engordar e até se tornarem obesos.

Labrador

Tem uma energia transbordante e está sempre animado para a próxima brincadeira. Precisa de exercícios diários, como caminhadas longas e passeios para manter a saúde. O sedentarismo, além de levar ao sobrepeso do animal, deixa-o entediado e destrutivo.

Cocker

Necessita sair todos os dias, fazendo longos passeios ou com atividades intensas no quintal. Indicado que seja levado para caminhar uma ou duas vezes por dia. A falta de atividade física pode resultar em problemas de saúde sérios.

Rottweiler

Essa raça é bastante ativa e o ideal é ter um quintal espaçoso e viver em casa grande para poder explorar a energia abundante que tem. De uma a duas horas diárias de atividade são suficientes para ele se acalmar e tornar-se um cão mais tranquilo e controlado.

Shih Tzu

Tende a ser preguiçoso e não é dos mais ágeis. Aliás, se ele puder escolher entre ficar em casa e ir para passear, com certeza o sofá seria sua opção. Para evitar que engorde e torne-se um cão não saudável, é importante ter uma dieta balanceada e não ingerir alimentos típicos de humanos.

Pastor Alemão

O porte grande corresponde ao amor e valor que dá à família. Com estranhos é um pouco desconfiado, mas adora as crianças, com quem faz amizade facilmente. A energia e animação acompanham o cão e exige do tutor caminhadas longas, além de exercícios longos.