Frutas proibidas
Algumas frutas devem ser controladas, por terem um alto teor de açúcar, outras devem ser evitadas ou serem oferecidas, por terem substâncias tóxicas nas sementes, e algumas que jamais devem passar perto de um coelho.
Os coelhos são herbívoros, ou seja, se alimentam de frutas, legumes e fenos. Porém, não significa que qualquer alimento dentro dessas categorias deve ser oferecido a esses animais. Alguns são tóxicos para eles e podem levá-los ao óbito. Saiba o que você não pode dar ao seu coelho.
Algumas frutas devem ser controladas, por terem um alto teor de açúcar, outras devem ser evitadas ou serem oferecidas, por terem substâncias tóxicas nas sementes, e algumas que jamais devem passar perto de um coelho.
Banana e graviola são difíceis de digerir graças ao alto teor de açúcar, podem ser oferecidas em pequenas porções. Damasco, nêspera, ameixa e pêssego contêm cianeto na semente, substância que causa tumores e doenças intestinais. É importante retirar a semente e lavar bem antes de oferecer ao pet.
O abacate contém uma substância tóxica para diversos animais, o composto chamado pernis é muito prejudicial para a saúde do coelho e nunca deve ser oferecido na alimentação dos pets.
Batata e inhame contêm solanina, um alcaloide extremamente tóxico, mesmo que sejam eliminados na fervura dos alimentos, continuam muito calóricos e ricos em amido e açúcar. O melhor é evitar. O nabo faz mal ao organismo dos coelhos, porém, as folhas podem ser oferecidas sem problemas.
Cebola e alho-poró são indigestas e causam problemas mais graves. A cebola causa a perda de glóbulos vermelhos, provocando fraqueza e tontura, podendo levar à morte a longo prazo. O alho-poró causa gases que o coelho não consegue eliminar.
Cogumelos são totalmente proibidos, não importa qual seja, pois provocam o aparecimento de tumores. Ervilhas, ruibarbo e cherovia podem causar problemas intestinais, cerebrais e nos rins. O alho costumava ser oferecido para evitar surgimento de parasitas, porém causa desarranjos estomacais. Pode ser oferecido, mas apenas diluído.
Caso o coelho venha a consumir algum alimento proibido, o tutor deve levá-lo imediatamente ao médico veterinário e contar ao profissional os sintomas apresentados pelo animal e, se possível, qual alimento foi consumido. Nunca deve ser oferecido nenhum medicamento sem prescrição.
Existem muitos alimentos comuns no dia a dia, além de flores e plantas decorativas que podem fazer mal aos animais, caso sejam consumidas. Confira quais são clicando em “leia mais”.
Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!