10 curiosidades sobre cavalos

Os cavalos acompanham os seres humanos há milhares de anos. Mas, por necessitarem de cuidados especiais e grandes espaços, nem todos podem ter um contato mais próximo com esses animais, e muitos acabam os vendo apenas pela televisão.

O riso de um cavalo

Você já deve ter visto a foto de um cavalo fazendo uma expressão estranha, na qual ele enrola seu lábio superior e mostra os seus dentes em um grande sorriso. Isso faz com que pareça que o cavalo está sorrindo. Na verdade, isso é uma técnica de aumentar o nariz, conhecida como reflexo flehmen.

Unsplash/Mikael Kristenson

Cavalos de Polícia

Os cavalos são grandes aliados da polícia desde o século 17, e a primeira unidade de polícia montada oficial foi fundada no ano de 1805. Essa unidade com base em Londres foi um grande sucesso e, em alguns anos, tanto a Austrália quanto os Estados Unidos adotaram a ideia de ter a própria polícia montada.

shutterstock

A indústria de cavalos

Para quem nunca esteve envolvido com os equinos é fácil assumir que eles só precisam de um pouco de feno e um campo para poder correr. Isso é um grande mito. Esses animais são usados por várias competições, cruzamento, recreação e trabalho em fazendas. É necessário muito mais do que somente um fazendeiro e um arado. A indústria de cavalos dos EUA, por exemplo, é estimada em 39 bilhões de dólares ao ano.

Unsplash/Annie Sratt

Olhos

Os cavalos enxergam muito bem graças aos seus olhos peculiares. Com um diâmetro de 5 centímetros, eles são os mais largos entre qualquer mamífero terrestre. Quando medidos em volume, os olhos de um cavalo são nove vezes maiores do que o olho de um ser humano. Os olhos possuem três pálpebras localizada na parte interna do olho. As partes mais baixas da retina veem objetos à distância e as partes mais altas servem para uma visão mais próxima.

Unsplash/Aurelien Faux

Equídeos híbridos

O cruzamento de um cavalo com qualquer outro equídeo - zebra ou burro - dão origem ao equídeo híbrido. Muitas pessoas conhecem apenas a mula, originada do acasalamento de um burro com uma égua. Mas, esse é só um dos muitos que existem no mundo. Uma das combinações possíveis é o que nasce de um pai cavalo e uma mãe burro, que recebe o nome de bardoto.

Unsplash/Michael Anfang

Ferraduras

Todo mundo sabe que a maior parte dos cavalos usam ferraduras nos cascos, mas, ao contrário do que pensam, esses pedaços de metal não estão lá só com o intuito de proteger o casco. Essas partes duras do casco são de queratina, o que não é das melhores quando o assunto é tração. A ferradura serve como um sapato e impede que o animal escorregue, além de dar uma absorção de choque extra.

Shuttersock

Nomes de cavalos de competição

Enquanto cães e gatos normalmente recebem designações fofas ou engraçadas, os equinos tendem a ficar com nomeações incomuns. Isso acontece porque existem muitas tradições e superstições associadas ao ato de nomear um cavalo. Há lugares que colocam um limite de 18 caracteres, além de proibir nomes que sejam obscenos ou racistas. Se um cavalo ficar famoso o suficiente, seu nome pode não ser mais utilizável.

Unsplash/Pieter Van Noorden

Cavalos Árabes

O Cavalo Árabe é considerado por muitos o mais majestoso de todos. Eles apareceram pela primeira vez há pelo menos 4.500 anos, o que também os faz uma das raças mais antigas. Geralmente assume-se que os beduínos estão por trás do surgimento da raça.

Unsplash/Mathias P.R. Reding

Carne de cavalo

A carne de cavalo é considerada um prato fino em muitos países. A França em particular é extremamente parcial não só com a carne, mas também com cérebro e coração do animal. Na verdade, eles representam uma grande parte da alimentação humana desde sempre. Durante tempos de guerra serviram como uma importante fonte de proteína.

Unsplash/Jacques Bopp

Memória

Um estudo de 2010 revelou alguns resultados bastante surpreendentes sobre a inteligência dos cavalos, especialmente sobre sua memória. Eles não somente entendem o que os humanos falam, são capazes de guardar isso tão bem quanto um elefante. Se um cavalo é tratado com carinho, ele vai lembrar da pessoa como um amigo para o resto de sua vida.

Shuttersock