Os fatos e mitos mais comuns sobre os pets

É comum ouvirmos histórias envolvendo animais de estimação tão absurdas ou curiosas que não conseguimos definir se aquilo é fato ou apenas mais uma mentira. Por isso, trazemos algumas respostas sobre esses mitos e verdades aqui. Confira! Fonte: Alto Astral

Eles nos entendem

Fato! Se você é daquelas que adora bater um bom papo com seu pet, pode ficar tranquila, pois eles estão entendendo a mensagem. O fato é que os pets compreendem quando estamos falando em tom mais alto e forte e quando demonstramos carinho e afeto com uma voz meiga e tom baixo.

O cão abana o rabo apenas quando está feliz

Mito! Ao contrário do que se pensa, o sinal dos cachorros de abanar o rabo pode indicar o sentimento de medo ou estado de alerta. Além disso, claro, também aponta a felicidade e empolgação do animal.

Gatos só aceitam carinho quando querem

Fato! Os tutores de gatos sabem bem: quando o bichano não está disposto a receber carinho, não adianta! Essa é uma característica iminente da personalidade desses animais. O jeito é se conformar…

Devemos castrar as fêmeas depois da primeira cria

Mito! Quanto antes a fêmea for castrada, menores são as chances do desenvolvimento de doenças no sistema reprodutor, como o câncer de mama e infecções no útero. Outro fator a ser levado em consideração são os risco de gravidez psicológica, caso não ocorra a castração.

Comer grama faz mal

Fato! A ingestão de grama pelos animais é capaz de causar irritações no estômago, resultando em ânsia e vômito. Além disso, pode fazer com que o pet acabe pegando algum tipo de verminose – melhor evitar!

Mulheres grávidas não podem ter gatos em casa.

Mito! Essa lenda teve origem há muitos anos, quando as pessoas não queriam ter gatinhos em casa por medo de contraírem toxoplasmose, doença transmitida por um parasita encontrado nas fezes do animal. Entretanto, não há motivos para se preocupar.

Focinho quente é sinal de febre

Mito! Não existe uma relação direta entre esses dois fatores e, por isso, o melhor é medir a temperatura do animalzinho com um termômetro via retal.