Qual tartaruga eu posso adotar?

Antes de se tornar um tutor de tartaruga, é preciso saber que existem várias diferentes, entre água doce e salgada, e cada uma com suas necessidades.

Tartaruga de orelha amarela

Naturais das zonas entre México e EUA, ela tem esse nome graças às suas listras pelo corpo. Ela chega a 30 cm de comprimento e adora passar horas aproveitando a luz do sol. Se adapta facilmente ao ambiente doméstico, contudo pode se tornar uma espécie invasora da natureza, se abandonada. Ou seja, se não puder cuidar, não adote!

Reprodução Pinterest

Tartaruga nariz de porco

Esta se destaca por sua aparência e tamanho. Tem uma carapaça mole, cabeça incomum e um nariz evidente, de onde vem seu nome. Ela pode medir até 60 cm e pesar 25 kg. É original da Austrália e Nova Guiné, vive na água, saindo para botar ovos. Precisa de um aquário bem grande para viver.

Reprodução Pinterest

Sternotherus carinatus

Esta chega a medir cerca de 15 cm e a carapaça possui uma pequena protuberância redonda. Vive na água e sai somente para a desova. O aquário deve ser grande, cheio de água e um terrário espaçoso. Gosta de vegetação, pois se sente segura. Quando ameaçada, solta um odor desagradável para afastar predadores.

Reprodução Pinterest

Tartaruga Ouvido vermelho

Fácil de ser encontrada, natural do México e EUA, sua principal casa é o famoso rio Mississippi. Pode chegar a até 30 cm, sendo os machos menores do que as fêmeas. O que mais se destaca em sua aparência são as manchas vermelhas nas laterais da cabeça. A carapaça é ligeiramente inclinada, em sua parte inferior, até o interior do corpo e é semi-aquática.

Reprodução Pinterest

Tartaruga de Cumberland

Proveniente dos Estados Unidos, mais especificamente de Tennessee e Kentucky, tem uma carapaça verde com manchas claras, amarelas e pretas. Pode chegar até 21 cm. A temperatura do terrário deve oscilar entre os 25ºC e os 30ºC e precisa de um contato direto com a luz do sol, pois ela irá desfrutar bastante.

Reprodução Pinterest

Tartaruga pintalgada

Ela tem entre 8 e 12 cm, é semi-aquática e natural do leste dos EUA e Canadá. Está ameaçada, pois sofre com a destruição do habitat e captura pelo tráfico de animais. Por isso, vale ter cuidado antes de adquirir um animal como este!

Reprodução Pinterest