Veterinário alerta sobre os perigos ao dar remédios humanos para pets

Pouca gente sabe, mas alguns medicamentos são expressamente proibidos para dar a cães e gatos que podem vir a óbito. Entenda um pouco mais sobre como funcionam

Os sintomas de uma intoxicação causados por uso de medicamentos podem ser muito variados
Foto: shutterstock
Os sintomas de uma intoxicação causados por uso de medicamentos podem ser muito variados



Você já deve ter se perguntado se poderia dar aquele remedinho para o seu cachorro ou  gato . Muitos tutores preferem não levar o pet ao veterinário e medicar com o que tem em casa. O veterinário Otavio Verlengia, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), adverte sobre o perigo da automedicação e da utilização de medicamentos de humanos. “Jamais se deve medicar o animal sozinho com medicamento de humano”.



De acordo com ele, a maioria dos medicamentos podem ser tóxicos para gatos e cães, entre eles antinflamatórios como diclofenaco, conhecidos na farmácia como Cataflam e Voltaren, são extremamente tóxicos e podem levar o animal a óbito. “Se o cachorro lamber Cataflam em gel, mesmo que em mínimas quantidades, ele já passa mal”, diz.

Além disso, o veterinário explica que qualquer outro medicamento de uso humano pode causar problemas no cão ou gato, por ter componentes tóxicos ou por sobredose. Os sintomas de uma intoxicação causados por uso de medicamentos podem ser muito variados. Por isso, é importante guardar os medicamentos em locais altos e gavetas. Se estiver faltando algum comprimido ou for encontrada a caixa do medicamento mastigada, é necessário levar o pet a uma clínica veterinária urgentemente e trazer a bula do produto.

Apesar dos problemas que a maioria dos remédios comuns de uso humano podem causar nos animais, é comum que em certos casos os veterinários receitem remédios que são vendidos em farmácia.

“Se não tem disponível na medicina veterinária e é uma necessidade de uso, é possível recorrer ao produto humano, mas é necessário atentar-se à dosagem recomendada pelo veterinário”, explica.