Guia de Raças: conheça o Airedale Terrier, o rei dos terriers

A raça, ainda muito querida em todo o mundo, teve o seu auge até o período da Primeira Guerra Mundial, é um cachorro independente e leal à família

Foto: Barnabas Davoti/Pexels
Airedale Terrier

Um cão nativo da região de Yorkshire, na Inglaterra, mais precisamente ao vale do Rio Aire, que deu origem ao nome da raça, Airedale Terrier. Estima-se que a raça tenha surgido no início do século 19, após o cruzamento de raças como o Otterhound e o antigo Black e Tan Terrier . Entre outras raças que podem ter parentesco estão as Welsh Terrier, Terrier Irlandês e Bedlington Terrier.

Como muitos cães do tipo Terrier, o Airedale foi criado para a caça de roedores e pequenos animais, mas também já exerceu outras atividades, como pastoreio e até serviço militar.

Por ser um animal muito inteligente (está entre as 30 raças mais inteligentes, segundo o estudo de Stanley Coren), e ser o mais alto de todos os terrier (podendo chegar a até 61 cm), ele é conhecido entre os admiradores da raça como o Rei dos Terriers .

Devido à sua inteligência e grande energia, a raça também foi muito utilizada durante a Primeira Guerra Mundial, desde carregar comida e munição, enviar mensagens aos soldados, cão de trenós, e para encontrar e ajudar soldados feridos.

Um Airedale Terrier chamado Jack ficou responsável por entregar uma mensagem para a sede britânica durante a guerra. O animal percorreu uma longa distância entre pântanos e enfrentando a artilharia inimiga. Jack teve uma perna e mandíbula quebradas, ainda assim cumpriu sua missão, mas morreu logo depois.

Jack foi homenageado postumamente com a Cruz Victoria, por sua bravura em campo de batalha. Com o final da guerra, no entanto, a popularidade da raça diminuiu consideravelmente.

O reconhecimento oficial pelo Kennel Clube Inglês veio anos antes, em 1886 e, dois anos depois, o mesmo aconteceu em solo norte americano, pelo American Kennel Club. Contudo, seu registro definitivo pela Federação Cinológica Internacional só foi acontecer em 1963.

Características físicas da raça

  • Maior cachorro entre todas as raças Terrier;
  • Musculoso, ativo e razoavelmente compacto;
  • Caráter demonstrado pela expressão dos olhos, porte das orelhas e cauda ereta;
  • Cabeça bem balanceada, com crânio longo e plano, não muito largo entre as orelhas e estreitando ligeiramente para os olhos;
  • Focinho bem cheio à frente dos olhos, robusto, não côncavo e com trufa preta;
  • Maxilares profundos, poderosos, fortes e musculosos, com dentes fortes e mordedura em tesoura;
  • Bochechas planas e não volumosas;
  • Olhos escuros, relativamente pequenos, entusiásticos e inteligentes;
  • Orelhas inseridas lateralmente, pequenas e em formato de V;
  • Pescoço nítido, musculoso, de espessura e tamanho moderados e alargando gradualmente para os ombros;
  • Dorso curto, forte, reto e plano; lombo musculoso; peito profundo e com costelas bem arqueadas;
  • Patas pequenas, redondas e compactas, com almofadas bem acolchoadas e dedos moderadamente arqueados;
  • Cauda inserida alta e portada alegremente;
  • Parte superior do tronco e do pescoço e superfície dorsal da cauda é preta ou grisalha; orelhas castanho escuras; o restante do corpo é castanho.

A personalidade do Airedale Terrier

Foto: Sue Porter/Pixabay
Airedale Terrier

Uma raça alegre, independente e cheia de energia, como é comum em cães do grupo Terrier, eles adoram cavar e esconder itens nos jardins. É um cachorro que se mantém sempre alerta e pode assumir um posto de guardião da casa de forma natural, mesmo que não demonstre nenhuma agressividade.

Com a família é um cão muito apegado e que adora a interação humana, esse é um pet que precisa de um tutor disposto para realizar atividades em conjunto, pois precisa gastar bastante energia para se manter saudável e feliz. No adestramento pode demonstrar um pouco de teimosia, mas nada que um pouco de paciência não resolva.

É importante oferecer brinquedos interativos para estimular o cão mentalmente, evitando que fiquem entediados e mastiguem objetos pela casa. Eles não são de latir muito, podem ser um pouco indiferente com estranhos, mas se darão bem com as visitas.

A convivência com outros animais de estimação é boa, especialmente quando bem socializados desde filhotes. São também ótimas companhias para crianças, mas é importante que se tenha sempre a supervisão de um adulto durante as brincadeiras com os menores, pois o cachorro pode ser um pouco descomedido devido ao seu tamanho.

Cuidados básicos

Foto: Artur PawlakPixabay
Airedale Terrier

Com uma pelagem chamativa de camada dupla, sendo a externa mais densa e a interna mais curta e macia, com cores em tons de pretos e castanho. Não é necessário muito trabalho para a manutenção dos pelos, apenas uma escovação semanal para a remoção de fios soltos já ajudará a manter o cão com uma aparência bonita e bem cuidada.

Os banhos não precisam ser tão frequentes, a menos que haja necessidade. O recomendado é que se faça um tratamento completo em um pet shop, com banho e tosa, de três a quatro vezes ao ano.

Cuidados que se deve ter com todos os cachorros, como aparar as unhas, escovação dos dentes e limpeza dos ouvidos.

Cuidados com a saúde

A raça é geralmente saudável, mas precisa de atenção para algumas doenças hereditárias, como a displasia coxofemoralalergias alimentares e hipotireoidismo , que devem ser tratados com uma dieta especial e medicamentos recomendados por um médico-veterinário.

O ideal é levar o pet para consultas regulares para se manter um acompanhamento com check-ups que ajudarão a prevenir o surgimento de problemas mais sérios.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!