8 curiosidades sobre os cachorros da raça Borzoi

Uma raça gigante

O Borzoi é considerado uma raça gigante, um macho adulto pode medir até 80 cm e pesar quase 50 kg. Apesar do tamanho, eles comem uma quantidade relativamente pequena de comida.

De olho na presa

A raça faz parte dos grupos de cães de caça. Diferente de cães que usam o faro para encontrar as presas, os Borzoi usam a visão – o que não significa que eles não tenham um nariz competente.

Ragna Hellberg/Pixabay

Um caçador veloz

Os Borzoi costumavam ser usados para caçar animais muito velozes, como lobos, raposas e lebres. Eles tinham que depender de sua velocidade, agilidade e resistência para capturar suas presas com sucesso. O nome Borzoi vem da palavra russa para “rápido”.

Deutsch/Pixabay

Cães de corrida

Por ser um caçador que usa a visão para identificar a presa, os Borzoi eram um dos favoritos em corridas de caça simulada. Aquelas em que colocam uma isca – geralmente simulando um coelho - que se move por circuitos de quase 500 metros.

Bob63/Pixabay

Pelos longos e sedosos

A pelagem do Borzoi é longa e sedosa, podendo ser plana, ondulada ou encaracolada. Qualquer cor ou combinação de cores é permitida, de acordo com o padrão da raça. Como a maioria dos cães de pelo comprido. Felizmente, lama e sujeira não grudam no pelo sedoso e banhos não são necessários com tanta frequência.

ragnahellberg/Pixabay

Cercados pela própria segurança

Tendo em mente a herança de caça do Borzoi, a raça precisa de exercícios para se manter saudável. O melhor exercício é correr livremente por ao menos 30 minutos por dia. Seu instinto de perseguição é intenso, então eles não devem ser soltos em qualquer lugar, por segurança devem estar em um local devidamente cercado.

Ragna Hellberg/Pixabay

Amam as crianças, mas...

Como todo cão, o Borzoi pode ser um grande companheiro para crianças, mas eles não são tão tolerantes com tratamentos mais ásperos. Por isso é indispensável que crianças aprendam a tratar o animal de forma mais calma e respeitosa. Além disso, devido ao tamanho, é preciso ter cuidado para evitar acidentes nas brincadeiras.

Ragna Hellberg/Pixabay

Inteligente, mas teimoso

Esta é uma raça inteligente, mas o temperamento independente e às vezes teimoso do Borzoi pode tornar o treinamento um desafio. Quanto mais divertidas forem as suas sessões de treino, mais o Borzoi ficará ansioso por elas. Técnicas de treinamento positivo funcionam melhor para esta raça.

Bob63/Pixabay

Um gracioso caçador de lobos

Saiba mais sobre a origem e outras curiosidades sobre o Borzoi no Guia de Raças!

Vilve Roosioks/Pixabay

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Karolina/Unsplash