10 fatos sobre a raça Border Collie

Talentosa, trabalhadora, inteligente e muito dócil, a raça impressiona a todos que a conhecem!

São extremamente inteligentes

Provavelmente não é mais novidade para ninguém que a raça é considerada a mais inteligente entre os cães. Os Border Collies são capazes de aprender um grande número de palavras e comandos e geralmente estão dispostos a realizar diversas funções.

O nome de um cão pastor da fronteira

Natural da Escócia, a raça foi completamente desenvolvida na fronteira com a Inglaterra. O nome “collie” vem da palavra escocesa que descreve cães pastores e “border” vem de borda, ou fronteira.

Josh Hild/Pexels

Grandes campeões

Criados originalmente para pastorear ovelhas, a raça se destacou por unir força, resistência e inteligência no trabalho. Na primeira competição de cães pastores realizada em 1873, no País de Gales, a raça surpreendeu a todos por guiar ovelhas em um curral seguindo apenas sinais de mão e assovios dos donos.

Alotrobo/Pexels

A Rainha Vitória amava a raça

Conhecida por ser uma verdadeira amante de animais, no início da década de 1860 a rainha inglesa se tornou uma entusiasta de Border Collies. Nesta mesma época, a raça passou por transformações que levaram ao que é o Border Collie conhecido hoje.

Alex Bello/Pexels

Dignos de poesia

O famoso poeta escocês Robert Burns era tutor de um Border Collie chamado Luath. Abalado pela morte do animal, Burns escreveu o poema “The Twa Dogs”. Foram construídas estátuas do poeta com o cão ao lado.

Tadeusz Lakota/Unsplash

Quebram vários recordes

Um cão chamado Chaser foi reconhecido como o cão mais inteligente do mundo ao reconhecer o nome de mais de 1 mil objetos. Jumpy entrou para o Guinness por andar 100 metros em 20 segundos em um skate. Striker bateu um recorde ao abaixar a janela manual de um carro. Em 2008, uma cadela chamada Sweet Pea andou 100 metros em 2 minutos e 55 segundos equilibrando uma lata na cabeça.

São grandes atores

Border Collies também ficaram conhecidos no cinema, tendo performances reconhecidas como destaque em filmes como: “Babe: um porquinho atrapalhado”, “Animal Farm” e “Snow Dogs”. E também em séries de TV, como o sucesso “Mad About You”, dos anos 1990.

Leo Bao/Pexels

Ótimos cães de busca e resgate

Um cão chamado Blitz ficou conhecido por salvar uma mulher de 51 anos que estava desaparecida há mais de um dia sob folhagens secas, totalmente invisível aos olhos humanos. Uma cadela chamada Ruby recentemente inspirou uma produção da Netflix, após o resgate de uma criança desaparecida.

Mestre dos gansos

Ser pastor de ovelhas não é o bastante, a raça também já foi utilizada para manter gansos longe de encrencas! A Universidade do Norte da Flórida (EUA) contratou um cão chamado Bee para ser o guia de gansos pelo campus, mantendo as aves longe de áreas de tráfego intenso.

Pet dos famosos

A Rainha Vitória e o poeta Robert Burns não são os únicos a ter a raça como pet. Astros internacionais como Bom Jovi, Anna Paquin, Ethan Hawk e, no Brasil, o cantor Fiuk e a atriz Leandra Leal têm cães da raça – a atriz adotou o pet, que batizou de Carlos Alberto, após participar do filme “Mato sem Cachorro”, de 2013.

Reoprodução/Instagram/%40leandraleal

Saiba mais sobre a história da raça mais inteligente do mundo!

Link abaixo!

Reprodução/Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

Helena Lopes/Pexels