11 curiosidades sobre a raça Rottweiler

Do tempo da Roma Antiga

Embora não exista um documento que oficialize isso, acredita-se que os Rottweilers sejam descendentes de cães pastores da Roma Antiga. Ao longo da história, cães da raça foram usados para os mais diversos trabalhos, até mesmo puxando carroça.

reprodução shutterstock

Transportavam muito dinheiro

Além de cuidar do gado, os Rottweillers também transportavam grandes valores em dinheiro. Os pecuaristas colocavam o dinheiro em uma sacola e a prendiam no pescoço do cachorro, para que os ladrões não tivessem coragem de chegar perto. Os açougueiros também usavam do talento “bancário” da raça, quando iam até o mercado vender seus produtos.

São grandes trabalhadores

A raça é muito inteligente e capaz de desempenhar funções muito além de carregar peso. Um Rottweiller pode ser cão de terapia, participar de competições, ser cão-guia, cão de serviço, e excelentes animais de companhia.

Uma longa carreira na polícia

Com o surgimento de veículos motorizados, a raça deixou de servir para o transporte de mercadoria e quase foi extinta. Por volta de 1900 esses cães começaram a ganhar popularidade como cães policiais, dando uma nova vida para a raça.

Florian van Duyn/Unsplash

Um cachorro premiado por ajudar

Wynd, um cão de terapia que pertencia a Renice Zimmerman, ganhou o Prêmio de Excelência Canina em Terapia em 2015. O cão atuava em programas de assistências a sobreviventes de tragédias e de veteranos, entre outros. Infelizmente, em dezembro do mesmo ano, Wynd faleceu vítima de osteossarcoma, um tumor que afeta os ossos.

Krishna Chalasani/Unsplash

Um grande problema

A reprodução sem controle de cães da mesma raça fez com que os Rottweilers tivessem predisposição a apresentar problemas ósseos.

Alan Meraz/Unsplash

Uma fama muito injusta

Os Rottweilers são considerados cães perigosos por muitas pessoas, mas eles podem ser muito dóceis e companheiros quando recebem a devida criação. Nos Estados Unidos, por considerarem os cães muito ferozes, algumas seguradoras se recusam a cobrir casas que tenham cães dessa raça.

Um grande herói na vida real

Um cão chamado Jake estava caminhando com sua tutora, chamada Liz Maxted-Bluck, em 2008, quando escutaram gritos de uma mulher sendo molestada em um matagal. O cão localizou o criminoso e a vítima e espantou o agressor, ficando por ali até a chegada da polícia. O homem ficou preso por 4 anos, já Jake recebeu uma medalha e um prêmio por bravura.

E na ficção

Filmes como "Máquina Mortífera 3" e "Pra Lá de Bagdá", assim como a série "Entourage", da HBO, são reconhecidas por mostrarem cães Rottweilers de maneira positiva.

Luzelle Cockburn/Unsplash

À prova d’água

Os Rottweilers têm duas capadas de pelo, sendo que seu subpelo é impermeável. Isso permite que eles se molhem sem que a água tenha contato com a pele. Isso é ótimo para brincadeiras na água, mas nem todos os cães são adeptos.

Se fala como se lê?

Por ser uma palavra alemã, a pronuncia do nome pode ser um pouco diferente da que estamos habituados. A pronúncia original seria algo como “RÔT-VAI-LÁ”. Contudo, dizer “róti-vai-lêr”, como estamos acostumados, não está errado!

Sofia Shultz/Unsplash

A história da raça e mais

Quer saber como surgiu e por que a raça tem esse nome?

Michael Starkie/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!