Ranking de raças de cachorro: como as mais inteligentes são classificadas?

Facilidade e rapidez de aprender comandos e nível de obediência são levados em consideração

O ranking das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo já é conhecido por muitas pessoas - border collie em primeiro , poodle em segundo, etc. Mas alguns donos costumam se perguntar "Meu cão é tão inteligente, por que a raça dele não está nesta lista?" A classificação foi realizada pelo pesquisador Stanley Coren que, em 1995, publicou o livro "A Inteligência dos Cães". 

O Border Collie é considerado a raça mais inteligente do mundo
Foto: shutterstock
O Border Collie é considerado a raça mais inteligente do mundo

Camila Lima de Almeida, especialista em comportamento canino e sócia-proprietária do Pet Family, explica que os critérios utilizados por Stanley para determinar o ranking de raças mais inteligentes foram habilidade e rapidez de aprender comandos e obedecer.

Leia também: Qual a coleira ideal para cada raça de cachorro? Veterinária responde

Feito por meio de um questionário que classificou 133 raças de forma gradual, de acordo com pontuação, o estudo não considerou o quão determinado animal é inteligente de forma instintiva, ou seja, por ele mesmo. O principal ponto levado em consideração foi a relação da raça com os humanos e a quantidade de repetições necessárias para que uma raça aprenda um novo comando e o seu tempo de resposta para fazer isso.

Você viu?

As graduações para o ranking

Stanley criou graduações para mostrar como definiu posições de 1 ao 80. São elas:

  • 1 a 10: estão nessa graduação os cães que após cinco tentativas já entendem o comando e não é mais necessário repetição para aprendizagem. Na verdade, para 95% desses cachorros, o comando só precisa ser ensinado uma única vez.
  • 11 a 26: nesta posição estão os cães considerados excelentes para o trabalho. Os comandos precisam ser repetidos entre cinco e quinze vezes.
  • 27 a 39: os cães acima da média, que precisam de até vinte repetições para que aprendam determinado comando estão nesta posição. 70% desses pets, quando treinados, não precisam de repetição.
  • 40 a 54: inclui os cães com inteligência "intermediária", que precisam de até 40 repetições para aprender o comando. Esse tempo de resposta, de acordo com o estudo, já é considerado lento.
  • 55 a 69: considerados de inteligência "razoável", os cães que estão nessas colocações necessitam de até 80 repetições para aprender um comando e, mesmo após aprender, podem não ser tão obedientes.
  • 70 a 80: por último estão os cães considerados menos obedientes e inteligentes para o trabalho. Pode ser que um comando precise ser repetido mais de 100 vezes para que o cachorro realmente o execute de forma confiável.

Dessa forma, as 10 primeiras raças a ocuparem o rankig das mais inteligentes do mundo ficou assim: 

  1. Border collie
  2. Poodle
  3. Pastor alemão
  4. Golden retriever
  5. Dobermann
  6. Pastor de shetland
  7. Labrador retriever
  8. Papillon
  9. Rottweiler
  10. Austrian cattle dog