Conheça o Spitz Japonês, o mini-Samoieda que ganhou corações

A raça é ideal para quem gosta de cães elegantes mas de estatura pequena; eles são facilmente confundidos com Samoiedas

Ter um Samoieda é o sonho de muitas pessoas. Porém, não é todo mundo que tem espaço o suficiente para dar conforto ao pet. Pensando nisso os japoneses, há muitos anos, criaram o Spitz Japonês , raça que é muito semelhante aos Samoiedas , porém menor e com pelagem um pouco diferente, parecidos também com o Spitz Alemão . São ideais para quem mora em apartamentos e casas pequenas, pois podem chegar a no máximo 38 centímetros.

Leia também: Cruzamento de Poodles com outras raças resulta em cachorros híbridos muito fofos

O Spitz Japonês tem a mesma pelagem de um Samoieda mas é menor de tamanho
Foto: shutterstock
O Spitz Japonês tem a mesma pelagem de um Samoieda mas é menor de tamanho


Por ser brincalhão e amigável, o Spitz Japonês é indicado para quem tem criança em casa e gosta de brincar com cachorro. Além disso, eles são muito fáceis de treinar, inteligentes e obedientes. Devem ser educados a não latir desde cedo, se não podem ter este hábito. Ele precisa passear diariamente e praticar exercícios para ser saudável.

Por ser muito peluda, esta raça precisa ser escovada todos os dias e tomar banho uma vez a cada dez dias para evitar dermatites e acúmulo de pelos mortos. Muito afetuoso, este cão vai ficar perto de seus tutores e demonstrará afeto sempre que possível. Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos.

Foto: shutterstock
Samoieda


Leia também: Fazer comida caseira para gatos não é uma boa ideia; saiba o porquê

É importante manter o pet em um lugar fresco durante os dias quentes, porque esta raça não lida muito bem com o calor, podendo ter fadiga e problemas ligados às altas temperaturas. Com estranhos eles podem ser mais tímidos, porém após alguns minutos de socialização se tornam mais dóceis.

Sua saúde tende a ser boa, mas os tutores devem sempre estar de olho nas patas do pet, que são muito finas e podem quebrar e luxar muito facilmente. Outros problemas, genéticos por exemplo, devem ser acompanhados junto com o histórico do casal de cães que concebeu o animal.