Conheça a raça Corgi, os pequenos cães de pastoreio

Essa raça tem dois tipos de cães, os dois são muito dóceis e companheiros, além de serem muito inteligentes

Famoso nas redes sociais por sua aparência engraçadinha e sua inteligência, os Corgi são cães muito sociáveis que ficaram em alta no mercado de alguns anos para cá. Ele é o famoso "cão da Rainha", já que Elizabeth II, Rainha da Inglaterra, foi dona de uma verdadeira ninhada dessa raça (mais de 30 ao longo de 70 anos), mais especificamente da variação Welsh Corgi Pembroke.

Leia também: Conheça as principais diferenças entre as raças Shiba e Akita

Welsh Corgi Pembroke
Foto: reprodução shutterstock
Welsh Corgi Pembroke



Uma das variações da raça  Corgi  é a Welsh Corgi Cardigan, que apesar de muito parecido com o Pembroke, possui uma longa cauda, e seu pelo pode ser mais escuro e acinzentado. Por serem muito inteligentes, esses cães aprendem truques facilmente. Apesar de serem cachorros para pastoreio, eles desenvolvem laços emocionais muito fortes com seus donos.

Eles também são famosos na televisão. A série norte-americana Brooklyn 99 conta com Cheddar, o cachorro do personagem Raymond Holt, chefe da delegacia de polícia. 


Leia também: A personalidade do cachorro acompanha a dos donos, revela estudo

História da raça Corgi

Criado no País de Gales, em Pembrokeshire, essa raça era usada para beliscar os calcanhares de bois e guiá-los na direção certa. Por serem baixinhos e compridos, com corpos semelhantes aos Dachshund, a raça é considerada a menor dos cães de pastoreio.

Existem citações da existência dos Corgi em livros do século XI, mas o primeiro registro oficial do animal no Kennel Club inglês foi em 1926, quando foram colocados em uma rinha de cães. O nome Corgi significa "Cachorro Anão" em Galês.

Temperamento

  • Raciocínio rápido;
  • Rapidez de movimentos;
  • Inteligência;
  • Companheirismo;
  • Tranquilidade;
  • Sociável;
  • Se dá bem com crianças;
  • Bem-educado;
  • Late.

Aparência

Foto: Shuttersock
Welsh Corgi Cardigan (preto) e Welsh Corgi Pembroke (amarelo)



Esse tipo de cão lembra muito uma raposa, e nos primórdios já foram confundidos com esse animal. A versão Pembroke pode ser amarela, castanha, mesclada, e até preta em alguns casos. Já os Cardigan tem cores mais escuras, como preto e cinza.

O pelo é sempre liso e denso, e a diferença entre o Pembroke e o Cardigan é o peso e a cauda. O primeiro pode chegar a até 11kg, com rabo curto, enquanto o segundo pode chegar a 15kg, com cauda longa. Apesar de parecerem ter diferença de altura, os dois tipos de Corgi tem a mesma variação de tamanho ( de 20cm a 30cm do chão até a cabeça).

Cuidados

É importante escovar seu Corgi com frequência, pois soltam muito pelo, principalmente na primavera e no inverno. Por ser uma raça que se desenvolveu nos campos, eles precisam de passeios diários e muito exercício, apesar de terem tamanho compacto.

Assim como qualquer cão de coluna longa, é importante sempre evitar que o cachorro pule e faça movimentos que possam prejudicá-lo a longo prazo. Por isso utlize rampas e escadas próprias para cães baixinhos se seu pet precisar subir em algum lugar, como camas e sofás. 

Leia também: Você conhece a Síndrome de Wobbler? Veja como ela afeta seu cão

Esse tipo de cachorro também é um dos que lida melhor com a solidão, podendo ficar sozinho em casa sem destruir o ambiente. Porém, esse cão tem grandes predisposições a latir. Para evitar, é bom investir em um adestramento. 

Para adquirir um  Corgi procure um canil certificado, e tenha certeza que você pode dar tudo que esse cão precisa, afinal, ele merece um lar que seja confortável e próprio para suas necessidades diárias.