Conheça as principais diferenças entre as raças Shiba e Akita

As pessoas costumam ter dificuldades para diferenciar o Shiba Inu do Akita Inu, mas algumas características desses cães facilitam na identificação

Para os amantes de cachorros que têm uma aparência fofa e parecem mais um bichinho de pelúcia, raças que costumam se destacar são Shiba e Akita. Originários do mesmo país, o Japão, esses cães possuem traços e comportamentos semelhantes, o que acaba confundindo muitas pessoas. 

Leia também: Conheça as principais diferenças entre as raças Shih Tzu e Lhasa Apso

A principal diferença ente Shiba e Akita é o tamanho dos dois
Foto: shutterstock
A principal diferença ente Shiba e Akita é o tamanho dos dois

Mas, diferenciar as raças Shiba e Akita pode ser uma tarefa relativamente fácil. O primeiro ponto a ser observado é o tamanho do cachorro, o Shiba Inu é bem menor que o Akita. Enquanto os exemplares do primeiro costumam medir entre 33 e 43 centímetros e pesar 6,8 a 11 quilos, os do segundo medem de 58 e 70 centímetros e pesam de 29 a 54 quilos. 

Outros pontos para serem levados em conta numa comparação visual entre as duas raças são as orelhas e o rosto. As orelhas do Akita costumam ser mais largas, pontudas e inclinadas. O rosto do Shiba Inu é mais arredondado e proporcional, enquanto o do Akita é mais achatado, com olhos, focinho e boca mais centralizados. 

Mesmo assim você ainda está na dúvida? Observe a cauda, se ela for em formato de foice você está diante de um Shiba Inu. Enquanto essa raça tem a cauda enrolada ou em foice, o Akita só apresenta o formato enrolado. 

Conhecer um pouco mais sobre cada raça também pode ajudar na diferenciação. Confira o perfil de cada uma. 

Shiba Inu

Foto: shutterstock
O Shiba Inu possui a cabeça mais arredondada

Os exemplares da raça possuem personalidade forte e não costumam agir tranquilamente na presença de estranhos. Por serem terrirorialistas e possessivos, para se socializarem bem com crianças, filhotes e outras pessoas devem ser acostumados e treinados desde filhotes. São muito leais ao dono. 

Esses cães possuem muita energia e, para viverem dentro de casa ou em espaços pequenos, devem ser submetidos a muitas atividades. Longas caminhadas, brincadeiras e até corridas em locais seguros podem deixa-los mais tranquilos dentro de casa. Costumam latir bastante. 

Caso o Shiba viva em quintais, é preciso tomar cuidado em relação aos animais que passam por ali. Esse cão foi criado para a caça de animais pequenos, por isso representa uma ameaça para pássaros, ratos, entre outros. 

Akita

Foto: shutterstock
O Akita tem o rosto mais achatado

A raça ficou muito marcada pelo filme "Sempre ao Seu Lado", que mostra uma das grandes características do Akita : a lealdade ao dono. Apesar de ser considerado independete, esse cachorro é mais feliz se passa a maior parte do tempo ao lado da família. 

É calmo e inteligente, mas se assemelha ao Shiba Inu quando se trata de pessoas estranhas ou outros animais: geralmente não é muito receptivo. 

Por ser muito dominante, precisa de donos que saibam o colocar no lugar sem o uso da violência. Aulas de adestramento são muito recomendadas para essa raça. 

Apesar da lealdade ser uma característica comum a Shiba e Akita , ambos não são muito carionhosos.