Por que ter um pet em casa?

Muitas responsabilidades

Levar ao veterinário, ter que pensar bem antes de viajar porque não pode deixar o pet sozinho, comprar ração, dar banho e levar para passear são algumas das responsabilidades que se deve pensar antes de decidir ter um animal em casa.

Há recompensas

Muitas pessoas desistem da ideia por causa do trabalho e da despesa que terão, mas acabam se esquecendo que as vantagens podem ser muitos maiores. A presença de um pet em casa é garantia de companhia, diversão e leveza no ambiente.

Para todas as idades

Eles brincam com as crianças, criam laços de amizade e acabam a incentivando a ter cuidado e respeito desde cedo. São também ótimas companhias para pessoas idosas que passam boa parte do tempo sozinhas. Em alguns casos de doenças ou necessidades especiais, os animais podem representar ânimo e força.

Amor dado é amor recebido

Para aquelas pessoas que apreciam muito uma troca de afeto, ter um animal é essencial, afinal ele estará sempre ali, a qualquer momento. Essa oferta de bem-estar psicológico, diminui os níveis de mau humor e traz um aumento para a autoestima e confiança. Brincar com um gato ou passear com um cão, por exemplo, distrai tanto o animal como a pessoa, fazendo com que ela não tenha pensamentos pessimistas durante esse período.

A ciência prova

Algumas pesquisas apontam também uma melhora no sistema cardiovascular das pessoas. Isso acontece porque os constantes passeios, caminhadas e até corridas na companhia dos animais, principalmente os cães, compreendem um excelente exercício para o coração, reduzindo assim a vida sedentária. A boa saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo transtornos como a hipertensão e o colesterol mais elevado.

Só fazem bem ao corpo e a mente

Outro benefício do convívio com animais, tanto os cães quanto os gatos, é o bem que eles fazem para o sistema imunológico, especialmente das crianças, já que uma interação de pouco menos de meia hora com os pets libera no organismo hormônios responsáveis por causar a sensação de prazer, afeto e alegria, atuando assim como eficientes mecanismos para uma melhor qualidade de vida.

Cachorros e gatos

Esses são os animais mais presentes nas casas, mas, ao mesmo tempo, os mais vistos como bagunceiros ou que dão mais trabalho. São também os que estão em primeiro lugar na lista do companheirismo, afeto e fidelidade. O fato é que dentre todas as vantagens, os tutores de cães ou gatos foram os que mostraram melhores resultados.

Protetores e carinhosos

Os cães são ótimas companhias e, naturalmente, agem como protetores do ambiente e da família, alertando sobre a chegada de estranhos. Além disso, por serem facilmente adestrados, são os parceiros ideais para inúmeras brincadeiras. Os gatos, por sua vez, na maioria dos casos são mais comedidos, mas também apreciam muito brincar e retribuem muito carinho.

Mais que cães e gatos

Também existem outras opções, como os mini porcos, aves e os animais exóticos (aranhas, cobras, lagartos). Basta saber qual mais combina com o perfil do tutor e se adequa às suas necessidades.

Relação mútua

Enquanto você estiver feliz cuidando de seu animal de estimação, ele também estará e não será motivo de muito trabalho ou preocupação.

O Canal do Pet está no Telegram!