Mais de 100 expressões faciais? 8 curiosidades sobre cães que você deve saber

Especialistas trazem informações inusitadas sobre esses animais

Cães são animais muito presentes em nossas vidas e é o pet mais poular na hora de se escolher um bichinho. São amorosos, companheiros e divertidos, características que os fazem ser considerados até como o "melhor amigo do homem".

Se você tem ou já teve um cãozinho em casa, certamente deve achar que sabe tudo sobre ele. Mas a verdade é que os bichinhos não cansam de nos surpreender. Junto à veterinária Carynn Dantas, do petshop Crystal Pet, e Caroline Pires, gerente do local, separamos 8 curiosidades sobre cães que você provavelmente não sabia.

1 - Olfato potente

Focinho
Foto: shutterstock
Focinho

O olfato dos cães chega a ser 1 milhão de vezes melhor do que o de seres humanos. Não é à toa que vemos esses animais participando de buscas policiais e anunciando visitas em casa antes mesmo de elas baterem à porta, por exemplo.

2- Atletas e rápidos

Foto: reprodução shutterstock
Cão da raça whippet

Um cão pode correr em média 30km/h. Raças mais rápidas como whippet e greyhound podem chegar até 80km/h. Impressionante, não?


3- Cada focinho com sua digital

Foto: Reprodução
Olfato canino

Você sabia que cada cão possui um focinho único? Eles servem como impressões digitais e podem confirmar a identidade do animal. Não existe nenhum outro nariz igual ao do seu cachorro. 

Você viu?


4- Meu cão está com febre?

Foto: reprodução shutterstock
Cãozinho com febre

Alguns tutores podem presumir que os cães estão com febre ao notar uma temperatura de 38º C. Mas a verdade é que a temperatura corpórea normal deles é de 38º C até 39ºC. Portanto, ele só apresentará febre ao ultrapassar essa marca.


5- Muito expressivos

Foto: Reprodução/ Shutterstock
Cão feliz

A popular frase "meu cão só falta falar!" nunca foi tão verdadeira. Acontece que os cães tem cerca de 100 expressões faciais. A maior parte delas é devido ao animal mexer as orelhas e as sobrancelhas. 

6- Tem uma técnica para vomitar!

Foto: Reprodução/ Shutterstock
Cachorro comendo grama

Se o seu cão come grama e mato e depois vomita, fique tranquilo pois isso é algo mais natural do que parece. Quando eles têm dor de barriga, ou sentem um enjoo é muito comum que devorem os dois como um alimento para aliviar.


7- Não são estritamente carnívoros

Foto: Shuttersock
Cão comendo

Não, os cães não podem comer apenas carne. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são carnívoros, e sim, onívoros. Portanto, sua dieta deve ser rica e conter uma alimentação balanceada.


8- Chocolate nem pensar!

Foto: shutterstock
Dar chocolate para cachorro pode resultar até na morte do pet

Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente contido no chocolate, chamado teobromina, pode afetar o sistema nervoso central e causar excitação, hipertensão, tremores, ofegância, incontinência urinária, entre outros.