Gatos podem enxergar cores! Saiba quais

A médica veterinária Ana Carolina Dias explica que os felinos não veem em preto e branco

Que os cães não enxergam em preto e branco nós sabemos . Mas você sabia que os gatos também podem ver algumas cores? Porém, diferente dos cachorros, os felinos podem identificar a cor verde além de algumas outras. 

“Tanto na retina humana quanto na retina felina existem dois tipos de células, que são os cones e os bastonetes. Os cones são responsáveis por reconhecer as cores e os bastonetes são responsáveis por reconhecer a luminosidade. A diferença está na quantidade dessas células”, explica a médica veterinária Ana Carolina Dias.

É importante limpar os olhos de gato para evitar acúmulo de sujeira
Foto: reprodução shutterstock
É importante limpar os olhos de gato para evitar acúmulo de sujeira

Segundo a profissional, os gatos enxergam uma escala de azul, verde e cinza. “Na retina humana existem 3 tipos de cones, que detectam as frequências equivalentes ao azul, ao vermelho e ao verde. Na retina felina também existem 3 tipos de cones, no entanto um desses tipos está presente em uma quantidade tão pequena que a sua capacidade para reconhecer as cores é muito limitada e, por isso, alguns pesquisadores assumem a existência de apenas 2 cones”, conta Ana.

Ou seja,  os cones da retina felina detectam as frequências equivalentes ao azul e ao verde. “Para os gatos, a percepção do vermelho, dependendo da tonalidade, varia entre um tom amarronzado a esverdeado, e por isso eles não diferenciam o vermelho e o verde. As cores laranja, amarelo e rosa são percebidas em tons esverdeados e a cor roxa é percebida em tom azulado”, completa a veterinária. 

O interessante é que, apesar dessa limitação em diferenciar cores, os gatos têm uma quantidade de bastonetes muito maior do que os humanos. Essas células são responsáveis pela visão em ambientes escuros, que é muito melhor nos felinos do que em nós.

“Na retina dos bichanos há uma estrutura chamada ‘tapetum lucidum’, que funciona como uma superfície que reflete a luz atrás da retina, aproveitando ao máximo uma mínima quantidade de luz e melhorando a visão no escuro”, finaliza. Por isso que as pupilas dos gatinhos variam tanto de tamanho dependendo do ambiente em que eles estão.