Como identificar se sua calopsita é macho ou fêmea? Especialista explica

Diferenças na cor da plumagem e em seu comportamento podem ser observadas

Calopsitas  estão cada vez mais ganhando espaço nos lares brasileiros. Assim como cães e gatos, essas aves podem ser ótimas companhias por serem dóceis, carinhosas, inteligentes e brincalhonas . Mas uma dúvida que a maioria dos donos costuma ter é sobre o sexo do animal, que é de difícil identificação . E esse quesito deve ser levado a sério quando se quer ter mais de um exemplar, já que a espécie procria com muita facilidade.

Calopsitas possuem os órgãos sexuais internos, não sendo visíveis a olho nu
Foto: shutterstock
Calopsitas possuem os órgãos sexuais internos, não sendo visíveis a olho nu

O biólogo Tiago Calil, um dos responsáveis pelo treinamento do setor de aves da Cobasi, explica como é possível diferenciar macho e fêmea. "Os órgãos reprodutores das calopsitas são internos. Os machos possuem testículos, vias genitais e cloaca, as fêmeas, ovários, oviduto e cloaca, mas não é possível enxergar essa diferença como acontece com outros animais", afirma. 

Leia também: 6 coisas que você precisa saber antes de comprar uma calopsita

Algumas pessoas tentam identificar o sexo da ave através do toque, verificando a distância de estruturas encontradas nas laterais cloaca. Porém, Tiago alerta que a técnica não é confiável e pode deixar dúvidas. Para ele, as melhores formas de identificação são por meio das características físicas, compotamentais e exame médico. 

Identificação por características físicas

As diferenças físicas externas são bastante discretas mas podem ser uma alternativa para ajudar no reconhecimento do gênero. As plumagens de cor cinza dos machos costumam ser mais escuras do que as da fêmea. Eles também possuem tons de amarelo e vermelhos mais intensos na região da face. 

Você viu?

Quando as calopsitas atingem a maturidade sexual, outras diferenças podem ser observadas. Os machos tendem a ter a estrutura corporal mais avantajada e o penacho da crista maior. Tais características ficam mais fáceis de serem observadas quando macho e fêmea estão lado a lado. 

Identificação por comportamento 

Há quem diga que a diferença está no canto do animal, mas isso não é verdade. "Ambos podem apresentar a característica do canto. Vale lembrar que calopsitas são psitacídeos (aves inteligentes que possuem o cérebro desenvolvido) e não aves canoras (que cantam), portanto a vocalização depende muito de cada indivíduo e do que a ave ouve no ambiente", explica o especialista. 

A forma de identificação entre macho e fêmea pode ser feita no período reprodutivo, quando o macho corteja a fêmea, em sua fase adulta.

Leia mais: A sua calopsita é arisca? Confira dicas de como amansar a ave

Exame médico

É a forma mais confiável de identificar o gênero do animal. "O mais comum é através da coleta do material genético. O teste é enviado para um laboratório para que seja analisado o DNA do animal", conta Tiago. Outra forma utilizada é a tomografia computadorizada, onde o veterinário identifica o sexo e avalia as gônadas do animal. Os testes são possíveis desde a fase juvenil da ave.