10 dicas para a adoção de pet responsável durante isolamento

Adoção no isolamento pode ser benéfica, mas requer consciência por parte do adotante

Em tempos de isolamento físico muitas pessoas estão pensando em adotar um animal de estimação para ter afeto e companhia . Porém, é de extrema importância ter em mente que tal ato deve ser feito de forma consciente, afinal, o pet é um compromisso de longa data e necessitam de tempo, atenção, e investimento por parte dos donos. 

A busca pela adoção pode ser maior durante período de isolamento
Foto: shutterstock
A busca pela adoção pode ser maior durante período de isolamento

Leia mais: Voluntária faz ação de adoção online; interessados aumentam durante isolamento

A médica veterinária Angela Hughes, da Mars Petcare, separou 10 dicas de como a adoção pode ser feita da melhor forma possível, não prejudicando você, nem o bichinho.

  1. Pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida e perfil familiar. Assim, todos conseguirão se encaixar no novo ambiente.
  2. Quanto menor é a casa, menor deve ser o cão. Cachorros grandes, em um ambiente pequeno, podem ter problemas de adaptação. Isso não fornecerá a melhor qualidade de vida para o animal. 
  3. Os filhotes requerem cuidados veterinários mais frequentes e precisam de mais atenção em comparação com animais adultos. Ao voltar para sua rotina normal, você terá o tempo e a disposição que um filhote necessita? Se a resposta for não, talvez um animal mais maduro seja o seu companheiro ideal. 
  4. Considere que o tempo médio de vida de um animal é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. 
  5. Caso já tenha outros cães em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência.
  6. Mantenha o pet sempre dentro de casa, jamais solto na rua. E na hora do passeio, leve-o com uma coleira que contenha a plaquinha de identificação.
  7. Evite as ninhadas indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.
  8. Todo pet precisa de alimentação de qualidade, que leve em conta suas necessidades, e muita água fresca e limpa. Seu bem-estar também depende de uma boa nutrição.
  9. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.
  10. Zele também por sua saúde psicológica. Dê atenção, carinho, ambiente adequado e reserve um momento do dia para as brincadeiras .

Se você está consciente de todas as dicas e deseja continuar, a veterinária ressalta que há muitas coisas boas que o animal pode trazer. "Agora, em casa, temos a oportunidade de entender melhor as expressões faciais e a linguagem corporal de nossos animais de estimação. Portanto, use esse tempo para observar e aprender mais sobre eles. Além disso, há mais tempo para colher os benefícios de cuidar e acariciá-los, o que ajuda a aliviar sentimentos negativos como o estresse e a ansiedade", afirma Angela.