Buldogue Francês passa por rinoplastia para conseguir respirar

Dory só conseguia respirar de boca aberta; uma instituição arrecadou dinheiro por campanha de financiamento coletivo para pagar a operação

Cães braquicefálicos, como Pugs e Buldogues podem ter diversos problemas de respiração por seu focinho curto, por isso muitos deles roncam quando dormem. Esse era o caso de Dory, uma  Buldogue Francês  que teve que passar por uma rinoplastia para conseguir respirar direito.

Leia também: Adestramento canino falha e cão faz tutora passar vergonha

Dory antes da cirurgia só respirava de boca aberta
Foto: Just Giving
Dory antes da cirurgia só respirava de boca aberta


Na última terça-feira (23) Dory passou pelo procedimento cirúrgico que serviu para aumentar suas abas nasais e remover tecido de dentro das vias respiratórias. A cadela tem apenas dez meses de idade, e não podia viver como um filhote normal, brincando e pulando, porque faltava ar. Ela só conseguia respirar de boca aberta.

Você viu?

Rachel Jones, da Bath Cats & Dogs Home, instituição que ajudou Dory a conseguir sua rinoplastia, disse que era muito triste vê-la assim. “Em muitas ocasiões ela ficava sufocando ou fazendo barulhos de ronco porque não tinha como respirar. Ela precisava dessa cirurgia que salvou sua vida para que ela pudesse ter um dia a dia normal, como qualquer outro cachorro”, contou ao site Metro.

Foto: Just Giving
Dory após rinoplastia


Infelizmente este problema respiratório está cada vez mais comum entre as raças braquicefálicas, já que os cruzamentos excessivos causam essa deformação que pode ser fatal para os animais, mas os deixam com um rosto mais fofo para serem adotados mais facilmente. Para pagar a operação de Dory, que custou 1.800 libras, o abrigo Bath Cats & Dogs Home fez um financiamento coletivo na internet para arrecadar o dinheiro.

Leia também: Chihuahua é sequestrado por gaivota e tutores ficam desesperados

Agora Dory consegue respirar muito melhor do que antes, e pode ter uma vida normal como qualquer outro cãozinho de sua idade.