6 animais exóticos que talvez você não saiba que pode ter em casa

Aves, répteis e animais de grande porte estão na lista de pets permitidos para serem criados em cativeiro

Cachorros, gatos e hamsters estão ficando para trás. Atualmente muitas pessoas estão optando por substituírem os pets convencionais por animais exóticos . Cobras, lagartos e aves raras estão cada vez mais presentes no dia a dia da população amante de animais. Mas existem diversas espécies permitidas pelo IBAMA que você nem imagina que poderia ter em casa.

Leia também: Quanto tempo vive uma calopsita?

Cobras venenosas, aranhas, pássaros silvestres e animais de grande porte fazem parte da lista de criadouros legalizados pelo órgão do governo. Selecionamos 6 destes animais que podem se tornar domésticos de o tutor tiver a acomodação adequada.

Coruja-Diabo

Esta ave grande pode ser criada em casa, mas precisa de alguns cuidados especiais. Por ser um animal noturno, ela vai passar a maior parte do dia dormindo, e vai ser ativa durante a noite. Além disso, elas precisam ser alimentadas com animais vivos, como pequenos roedores e insetos. É ideal que o tutor possua um espaço grande para que ela voe e se exercite.

Foto: shutterstock
A Coruja-Diabo é um dos animais exóticos que podem ser pets


Tucano

Os t ucanos são aves típicas da América do Sul, e são conhecidos por seu bico grande e poderoso. Alimentam-se de frutas e insetos, e também estão na lista de pets permitidos para serem criados em casa. O tutor deve ter um espaço grande para que ele se exercite. É uma ave que tem dificuldade para viver em cativeiro justamente porque precisa voar muito para se manter saudável.

Foto: shutterstock
Tucano


Leia também: Como identificar as principais doenças no coração de cães e gatos

Sagui

Os saguis estão cada vez mais se tornando animais de estimação. São muito espertos e gostam de fazer “arte”. Esta espécie precisa de árvores ou locais altos para viver bem, já que seu comportamento é de sempre estar em lugares elevados para evitar que seja uma presa fácil. Eles se alimentam de muitas coisas diferentes, como insetos, frutas, ovos, lagartos e outros pequenos animais.

Foto: shutterstock
sagui



Raposa

Conhecida por ser uma ótima caçadora de diversos grandes e pequenos animais, as raposas também são permitidas como animais domésticos. Porém o tutor deve ter muito cuidado: esse animal tem fama de ser traiçoeiro, então ele pode estar dócil e logo em seguida dar uma bela mordida em seu dono. Como pertencem à mesma família dos cães, elas tendem a ser muito ativas, além de serem grandes corredoras, ou seja, espaços grandes, abertos e com vegetação são ideais para manter o bicho saudável.

Foto: shutterstock
Raposa


Jiboia

Talvez uma das cobras mais comuns para os amantes de répteis, as Jiboias são animais relativamente “dóceis”, isso porque não possuem veneno. Por serem constritoras, ou seja, esmagam sua presa, elas são muito fortes e o tutor deve ter consciência de que pode sofrer um acidente grave com um “abraço” do pet. Elas se alimentam de pequenos animais, como ratos e porquinhos da índia. Por ser uma cobra grande, seu aquário deve ser espaçoso.

Foto: shutterstock
Jiboia


Surucucu

O cativeiro deste animal serve mais para quem quer produzir soro antiofídico, já que esta cobra é peçonhenta. Também se alimenta de roedores e pequenos animais. Ela também precisa de um aquário espaçoso, já que esta espécie pode chegar a até 3,5 metros de comprimento.

Foto: shutterstock
Surucucu


Ovelha

Fofa e muito presente em fazendas, as ovelhas também são permitidas para se ter em ambiente doméstico. São dóceis e ruminantes, ou seja, são animais herbívoros que vivem em pastos. O ideal é ter um espaço grande com muita grama e longe de predadores, como lobos e raposas.

Foto: shutterstock
Ovelha


Leia também: Essas fotos da festa de aniversário de um cachorro vão animar seu dia

Segundo o IBAMA cada criadouro e cada estado possuem normas e condições específicas para quem quiser adquirir um animal exótico como os listados anteriormente. Para ter acesso a lista entre em contato com o órgão e depois com o criadouro de sua escolha, perguntando quais os documentos necessários para conseguir um animal destes.