Conta no Instagram mostra "currículo" de cães para adoção

Para imitar o site "Lattes", que reúne informações de diversos profissionais, a conta chamada de "Plataforma Lates" disponibiliza cães para adoção

Muitos profissionais de diversas áreas utilizam a plataforma "Lattes" para disponibilizarem seus currículos. Pensando nisso, Gabriela Garrido, de 22 anos, criou um Instagram com o mesmo propósito, só que para cães para adoção . A conta na rede social foi intitulada "Plataforma Lates" e fala sobre as características de cada animal que pode ser "contratado" por seu novo dono.

A plataforma ajuda cães para adoção a acharem um lar
Foto: Instagram/Plataforma Lates
A plataforma ajuda cães para adoção a acharem um lar


Os  cães para adoção no perfil do Instagram estão em Sorocaba, interior de São Paulo. Em entrevista ao G1, Gabriela conta que a ideia surgiu recentemente, já que ela havia se formado na faculdade e estava na fase de enviar currículos. E por que não fazer isso com os bichinhos também?

Gabriela conta que além de estar passando pela mesma situação dos cachorros, sua tia foi a grande inspiração para a idealização do projeto. Rosana Garrido resgatava animais de rua, chegou em um número grande e acabou se mudando para uma chácara em Sorocaba para comportar todos eles. Mas depois veio a notícia triste: Rosana foi diagnosticada com câncer de mama já em metástase. 

Leia também: Saiba como eliminar pulgas dos animais de estimação e da casa

Como a tia não conseguia mais cuidar dos animais sozinha, a mãe de Gabriela se mudou para Sorocaba para ajudar a irmã. Como eram muitos bichos, a família também criou uma vaquinha online para cuidar deles e construir um canil para que eles ficassem bem abrigados enquanto não fosse encontrado um novo lar. 

Gabriela explica como cria os "currículos". "Faço as montagens e escrevo a história de cada um. A parte do histórico do animal vem junto com ele, se foi jogado em avenida movimentada, castrado, vacinado, etc. Acho importante ressaltar, pois a Xereta, por exemplo, sofria maus-tratos e hoje não aceita muito bem a presença de homens, tem medo e se sente ameaçada."

Leia também: Labrador é treinado para ajudar sua dona a lavar roupa

No final, existe a parte de "cursos", onde Gabi inventa algumas coisas para o leitor achar divertido e rir. Para ela é muito gostoso promover essa ação, e quando o cão é adotado, ele recebe o selo de "contratado". Afinal, quem não quer dar uma chance desses  cães para adoção encontrarem um novo lar?