Cachorra quase morre após ser pintada com tinta para cabelos

Felizmente Violet sobreviveu aos ferimentos causados pelas queimaduras químicas e ganhou um novo lar

Muitas vezes pensamos que produtos utilizados por humanos possuem o mesmo efeito nos animais, mas não é verdade! A pele, os odores, os sentidos e inúmeros aspectos biológicos dos cachorros, por exemplo, são diferentes dos humanos. Usar os produtos errados pode causar um enorme sofrimento aos cães, como é o caso da cachorrinha Violet que teve os pelos pintados por tinta para cabelos.

+ Cachorro de serviço vê seu brinquedo favorito ganhar vida e tem reação incrível

O caso chocou a internet e tornou-se um grande aviso aos tutores de animais. A cachorrinha teve a sua pelagem pintada com tinta para cabelos - na cor violeta, em referência ao nome Violet. O produto, que era muito forte para o animal, aos poucos, foi corroendo sua pele e fazendo cair todos os seus pelos. Confira as imagens:




As queimaduras químicas causadas pelo uso do produto trouxeram dor e sofrimento à Violet. Foi então que o Pinellas County Animal, socorreu a cachorrinha que, quando chegou, estava apática e chorando de dores. Os primeiro ato foi tentar retirar a maior quantidade possível de tinta e medicá-la contra a dor. 

Parte da tinta escorrera para o olhinho de Violet e os socorristas ainda tinham medo de que ela ficasse cega. Após os cuidados iniciais, a cachorra foi levada para passar a noite com um veterinário e, surpreendendo à todos, estava viva no dia seguinte. 





No segundo dia, quando o susto já havia passado e os medicamentos fizeram efeito, tiveram que raspar toda a pelagem de Violet para conseguir diagnosticar o dano completo. O que constataram não foi nada agradável: a pele da cachorra estava saindo, deixando o seu corpinho com a carne viva.

+ Confira dicas para higienizar corretamente os brinquedos para cachorros

O tratamento durou cerca de três meses, entre medicamentos, antibióticos, anestesias e muita fé de que a cadela sairia dessa. Quando Violet já estava melhor, se movimentando e encontrando forças para continuar, ganhou nada mais, nada menos do que uma nova família!





Em sua página do Facebook, Pinellas County Animal Services contou a história de Violet e finalizou com a seguinte recomendação "Assim que secar essas lágrimas, por favor, tire uma lição da história da Violet - só use produtos especificamente destinados à animais de estimação ou você pode estar colocando a vida do seu animal em risco".

+ Prepare seu cão para o importante momento da chegada de um bebê

A história de Violet é um alerta importantíssimo para o cenário de negligência animal. Existe formas de manter o animal estiloso e com um aspecto diferenciado sem prejudicar a saúde ou colocar sua vida em risco. Não só as tintas para cabelos, mas qualquer produto adulto, quando não indicado por um vetrinário, não deve ser usado em animais.