Os cães do Titanic: o que aconteceu com eles?

O filme inspirado no naufrágio do Titanic está de volta ao cinema em 2023 para comemorar 25 anos de seu lançamento original. Em uma das cenas é possível ver três cães sendo levados para passear no convés, porém, os peludos não aparecem em nenhum outro momento do filme

Eles realmente estiveram lá

De acordo com J. Joseph Edgette da Widener University, 12 cães embarcaram no navio RMS Titanic no dia 14 de abril de 1912. Três cães sobreviveram ao naufrágio: dois Lulus da Pomerânia e um Pequinês. O fato de serem cães menores, ajudou que os tutores embarcassem nos botes salva-vidas sem que ninguém percebesse a presença dos pets.

Reprodução

Os que não sobreviveram

Os cães que perderam a vida na madrugada do dia 15 de abril de 1912 eram grandes demais para embarcarem nos botes. Havia um Chow Chow, King Charles Spaniel, alguns Ariedales, um Fox Terrier, um Buldogue Francês e um Dogue Alemão.

Reprodução

O que aconteceu com os tutores?

Alguns dos donos dos animais mortos receberam uma espécie de seguro pela perda dos animais. Já Ann Elizabeth Isham, a tutora do Dogue Alemão, se recusou a abandonar o pet e morreu junto com ele. Os corpos do cão e da tutora foram encontrados juntos flutuando no mar dias depois (foto: John Jacob Astor e seu Airedale chamado Kitty).

Reprodução

O canil do Titanic

Havia um canil localizado no Convés F, onde os cães eram mantidos na maior parte do tempo e recebiam os cuidados do carpinteiro do navio, que os levava para passear durante o dia. Estava prevista uma exposição de cães para o último dia da viagem, o que nunca aconteceu.

Reprodução

Desespero canino

Enquanto o navio afundava, aparentemente, alguém decidiu soltar os cachorros que estavam no canil. Os animais ficaram correndo pelo convés inclinado.

Reprodução

O cão do capitão

Edward John Smith, o capitão do Titanic, posou para uma foto ao lado de seu cachorro horas antes de o navio deixar o porto, mas o animal permaneceu em terra, sob os cuidados de Helen Melville Smith, a filha do capitão.

Reprodução

Havia gatos no Titanic?

Era comum que navios mantivessem gatos a bordo para o controle de ratos e camundongos. Ao que parece, o navio tinha até mesmo uma “gata oficial”, chamada Jenny. Nenhum dos felinos que estavam a bordo do RMS Titanic sobreviveu.

Reprodução

O Canal do Pet está no Instagram

Segue a gente lá e saiba tudo sobre o universo dos doguinhos!

Reprodução/Twitter 13.01.2023