Cães e gatos sentem o sabor dos alimentos

Você provavelmente já ouviu em algum lugar que os cães não sentem o sabor dos alimentos e se guiam somente pelo cheiro na hora de comer. Isso é verdade? E os gatos, podem ou não sentir o sabor dos alimentos? O Canal do Pet responde para você!

As papilas gustativas

Os cães têm menos papilas gustativas em suas línguas do que os humanos. Estima-se que um cão tenha 1.700, enquanto um homem tenha 9.000, diz a médica-veterinária Letícia Tortola.

Roberto Nickson/Unsplash

O olfato é o principal sentido do cão

O cão utiliza o olfato para caçar, para se orientar, para se comunicar com outros cães e para transmitir suas preferências alimentares.

Karsten Winegeart/Unsplash

O cheiro vem antes do sabor

“O olfato é importante na percepção e avaliação dos alimentos, prevalecendo sobre o paladar. Um cão não comerá nada caso não goste do cheiro. O olfato do cão é um milhão de vezes mais aguçado do que o de seres humanos”, comenta Letícia.

Andrew Spencer/Unsplash

Gatos saboreiam a comida

Os gatos têm em torno de 475 receptores gustativos (quase 20 vezes menos que os humanos), apesar do número baixo, eles são capazes de saborear bem e ter um forte senso de certos sabores, como certos aminoácidos (os blocos de construção de proteínas).

Laura Chouette/Unsplash

Mas a sobremesa não faz falta

De acordo com Tortola, os gatos não têm capacidade de sentir o sabor doce, porque o gene responsável pelo receptor de sabor específico foi efetivamente desativado em gatos, em consequência do seu estilo de vida e dieta mais carnívora.

Anna Bokova/Pexels

Seu gato já quis lamber o restinho do seu cereal?

A veterinária explica: “Se lamberem o fundo da tigela de cereais, é por causa do teor de proteína do leite, em vez de qualquer doçura do cereal”.

cottonbro studio/pexels

O paladar também pode ser uma defesa

Os gatos são muito sensíveis a certas moléculas amargas, características da maioria das substâncias tóxicas que eles precisam evitar.

Olga/Pexels

Olfato, tato e depois o paladar

Tortola diz que os gatos particularmente decidem o que comer por meio do cheiro e da textura do alimento. Um dos motivos pelos quais o seu bichano, provavelmente, se recusa a comer aquele sachê que você comprou com tanto carinho.

Anjie Qiu/Pexels

Pergunte ao Canal do Pet

Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o seu pet? Nos pergunte pelo inbox do Instagram, ou mande um e-mail (canaldopet@igcorp.com.br). A sua dúvida pode virar tema para um uma sequência de Stories como esta!