Receber lambidas do cachorro faz mal?

É comum que, ao chegar em casa o tutor seja recebido pelo cãozinho com toda a sua alegria e muitos ‘lambeijos’ pelas mãos e pelo rosto. Você já se perguntou se isso faz mal?

O beijo canino

Os cães demonstram carinho e afeto lambendo nossos rostos e mãos, podemos equivaler esse ato com os beijos que nós damos. Porém, os cães ainda têm a capacidade de captar informações sobre nosso estado de humor e estão sempre prontos para melhorá-lo.

Pexels

Beijam uns aos outros

Não somente com os humanos, os cães também lambem outros membros da matilha, como uma forma de afeto e submissão – também fazem com os filhotes, para formas de cuidados. Os cães contam com milhares de terminações nervosas e receptores químicos na língua que os torna muito sensíveis.

Reprodução

Quem tem cão é mais feliz

Kim Kelly, médica antropologista da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, demonstrou por meio de um estudo que as pessoas que convivem com cachorros são mais felizes em média do que o resto da população.

Além das terminações nervosas

A boca dos cães é também uma grande fonte de bactérias e micróbios, então é fácil concluir que beijar o cão ou deixar que ele te lamba a boca faz mal. Na verdade, não é bem assim, desde que seja feito com moderação.

Efeito probiótico

Os cães pegam tudo o que encontram pela frente com a boca e se lambem para se limpar, adquirindo micro-organismos e bactérias que podem nos fazer mal. Porém, como o estudo de Kelly mostra, no estômago canino existem micróbios com efeito probiótico em nosso organismo.

Melhora a flora intestinal

Curiosamente, isso significa que os microrganismos que podem entrar em nosso corpo ajudam a melhorar a nossa microbiota e proporcionam o crescimento de bactérias positivas e reforçam o nosso sistema imunológico.

O mundo em volta é mais perigoso

Nós humanos nos contagiamos com inúmeras bactérias, parasitas e doenças virais pelo simples ato de não lavarmos bem nossas mãos do que pela lambida de um cachorro. Mas, claro, não significa que seja recomendado exageros nas demonstrações de afeto com o cãozinho.

Nem todos são bons

Apesar dos benefícios mencionados, nem todos os microrganismos presentes na boca são benéficos, alguns podem nos contaminar com doenças (evite lambidas na boca). Mas uma simples questão de medidas corretas contribui para que possamos sempre desfrutar ao máximo do carinho que nossos pets têm a oferecer.

reprodução shutterstock

Cuidados básicos

Mantenha sempre o seu cão com as vacinas e vermífugos em dia, tome os cuidados necessários para mantê-lo protegido de pulgas e carrapatos. Cuide da higiene bucal do animal e o mantenha limpo e escovado.

reprodução shutterstock

Um beijinho não faz mal

Beijar o seu amigo de quatro patas e receber os ‘lambeijos’ dele não é um grande problema para a saúde e, inclusive, podem nos fazer bem – e, acima de tudo, mais felizes.

Reprodução

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular