Orelhas musculosas
As orelhas dos cachorros têm cerca de 18 músculos cada – variando de acordo com o tamanho. Dessa forma eles podem movimentá-las individualmente, como quiserem.
As orelhas dos cachorros podem demonstrar sentimentos e até potencializar sentidos
As orelhas dos cachorros têm cerca de 18 músculos cada – variando de acordo com o tamanho. Dessa forma eles podem movimentá-las individualmente, como quiserem.
Quando um cachorro movimenta as orelhas ele pode ser para ouvir melhor, ou também para expressar certas emoções. Observar as orelhas do pet em diferentes situações ajuda a entender o que ele está pensando.
Se as orelhas do pet estiverem eretas é porque ele está atento. Se elas estiverem inclinadas para trás é porque está amigável e brincalhão. Caso note as orelhas de um cão mais pressionadas contra a cabeça significa que o animal está tímido ou com medo.
As orelhas também ajudam o cão a manter o equilíbrio.
Quando o cão inclina a cabeça para trás ele pode ouvir sons muito distantes que são imperceptíveis para o ouvido humano.
Quando nascem, os canais auditivos ainda não estão desenvolvidos e, portanto, são surdos durante as primeiras semanas após o nascimento.
Os cachorros são capazes de prestar atenção a vários sons ao mesmo tempo.
Mesmo durante a noite, quando tudo está mais calmo, os cães ainda continuam a ouvir diversos sons, mesmo os menores ruídos.
Algumas raças têm uma audição mais apurada do que outras.
Cães com orelhas mais longas, como o Bloodhound e o Basset Hound, por exemplo, usam as orelhas mais longas, próximas ao nariz, para ajudar a apurar o olfato.
Os cães muitas vezes sofrem de irritação nas orelhas devido ao formato de L, indo da mandíbula até o tímpano, e esta estrutura pode afetá-los negativamente.
Confira no link abaixo!
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!