Curiosidades sobre as orelhas dos cães

As orelhas dos cachorros podem demonstrar sentimentos e até potencializar sentidos

Orelhas musculosas

As orelhas dos cachorros têm cerca de 18 músculos cada – variando de acordo com o tamanho. Dessa forma eles podem movimentá-las individualmente, como quiserem.

Marzena Ko/Unsplash

São tantas emoções

Quando um cachorro movimenta as orelhas ele pode ser para ouvir melhor, ou também para expressar certas emoções. Observar as orelhas do pet em diferentes situações ajuda a entender o que ele está pensando.

Atento ou brincalhão

Se as orelhas do pet estiverem eretas é porque ele está atento. Se elas estiverem inclinadas para trás é porque está amigável e brincalhão. Caso note as orelhas de um cão mais pressionadas contra a cabeça significa que o animal está tímido ou com medo.

Um cão bem equilibrado

As orelhas também ajudam o cão a manter o equilíbrio.

Para ouvir melhor

Quando o cão inclina a cabeça para trás ele pode ouvir sons muito distantes que são imperceptíveis para o ouvido humano.

Crescer para ouvir

Quando nascem, os canais auditivos ainda não estão desenvolvidos e, portanto, são surdos durante as primeiras semanas após o nascimento.

Se os cães falassem...

Os cachorros são capazes de prestar atenção a vários sons ao mesmo tempo.

Nunca está silencioso

Mesmo durante a noite, quando tudo está mais calmo, os cães ainda continuam a ouvir diversos sons, mesmo os menores ruídos.

Ouvem melhor

Algumas raças têm uma audição mais apurada do que outras.

Cheirando com as orelhas

Cães com orelhas mais longas, como o Bloodhound e o Basset Hound, por exemplo, usam as orelhas mais longas, próximas ao nariz, para ajudar a apurar o olfato.

Infecções auditivas

Os cães muitas vezes sofrem de irritação nas orelhas devido ao formato de L, indo da mandíbula até o tímpano, e esta estrutura pode afetá-los negativamente.

Quer saber mais detalhes sobre a orelha do seu animal de estimação?

Confira no link abaixo!

O Canal do Pet no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!