Curiosidades sobre os olhos dos gatos

Por meio dos olhos se pode saber como eles estão de humor e até de saúde.

Amarelos, azuis, verdes...

Quando pensamos em gatos, lembramos das cores lindas dos olhos que eles têm. Contudo, poucos sabem que os olhos de um felino servem também para a sobrevivência e a comunicação. Os olhos dos gatos têm uma camada atrás da retina que trabalha como um espelho que reflete a luz que recebe.

Daniel Zopf/Unsplash

A visão além do alcance

A visão dos gatos foi evoluindo com o tempo e, por caçarem as presas no escuro, eles adquiram uma boa visão noturna e é por causa desta camada refletora que os olhos dos animais brilham quando é noite.

David Peters/Unsplash

Relação entre os olhos e os pelos

Todos os gatos nascem com olhos azuis, mas a partir da sexta semana de vida a cor muda. Os olhos são coloridos conforme a cor dos pelos. Por exemplo, os gatos pretos têm olhos amarelados ou verdes.

Milada Vigerova/Unsplash - 24/08/2016

Estado de espírito refletido pelos olhos

Através dos olhos sabemos se eles estão bem ou não de saúde. Quando eles se sentem ameaçados, com medo ou felizes, as pálpebras se dilatam. Os gatos têm uma terceira pálpebra cujo a função é impedir que os olhos ressequem. Se esta pálpebra cobrir todo o olho, significa que ele está doente e precisa ser levado a um veterinário.

Grandes olhos

De todos os mamíferos, o olho do gato é o maior. Se fosse o nosso caso, os nossos olhos teriam certa de 20 cm de diâmetro.

Reprodução Pinterest

Falando com os olhos

Se piscarmos lentamente os nossos olhos para um gato, ele piscará de volta em resposta. É uma forma de comunicação ainda sem explicação.

Um mudo colorido

Não se sabe ao certo se os gatos enxergam colorido, mas eles parecem responder muito bem a cores como violeta, azul, verde e amarelo.

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!